Depois da visita à pequena
povoação de Uclés, caminhámos de volta ao topo da colina onde está situado o
Mosteiro de Uclés, para iniciarmos a visita ao seu interior.
O Mosteiro de Uclés é um
mosteiro que impressiona o visitante, em grande medida pela magnificência e
pureza de sua construção. Foi declarado um monumento de
interesse nacional em 1931, juntamente com o seu claustro do século XVII, com os
dois andares de galerias, e a sua bela
e simples Igreja, que foi projetada por Francisco de Mora, um
aluno de Juan de Herrera.
O mosteiro passou por
várias vicissitudes na história, tendo tido várias funções. Foi faculdade em
finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, hospital, prisão, e seminário. Hoje, o mosteiro alberga o Seminário Menor
de Santiago Apóstolo e foi usado como pano de fundo no filme "Capitão
Alatriste", baseado num romance de Arturo Pérez-Reverte.
O
edifício que constitui o Mosteiro de Uclés foi levantado no séc. XVI, em estilo
renascentista, embora a fachada sul, a mais conhecida do mosteiro seja barroca
e foi construída por Pedro de Ribera. Nele existe uma notável fachada principal planteresca, por Churrigueresque, que tem uma escultura de Santiago Apóstolo.
É por uma das duas portas da belíssima fachada
principal que entramos. Estas
duas grandes portas são decoradas com conchas de vieira em cruz de Santiago Apostólo.
A decoração da fachada principal consiste em armaduras, capacetes, galhardetes e
uma escultura de meio corpo de Santiago Apóstolo.
Do
outro lado da porta de entrada, entramos num pátio com um claustro duplo. Há uma cisterna
de água com uma pedra barroca com o brasão de armas da Ordem de Santiago. Compram-se os ingressos de entrada e levantam-se os
respetivos fones que nos explicam e orientam durante a visita. Passa-se o pátio
e entra-se na
igreja. Que foi erigida nos séculos XVI e XVII, sob
um projeto de Gaspar Veja e Francisco de Mora.
A igreja data dos séculos XVI e XVII e possui só uma nave de proporções clássicas, com capelas laterais que datam do séc. XVI, interligadas por meio de pequenos arcos semicirculares. O retábulo principal é particularmente digno de nota, com uma pintura de Santiago a cavalo, de Francisco Ricci.
A igreja data dos séculos XVI e XVII e possui só uma nave de proporções clássicas, com capelas laterais que datam do séc. XVI, interligadas por meio de pequenos arcos semicirculares. O retábulo principal é particularmente digno de nota, com uma pintura de Santiago a cavalo, de Francisco Ricci.
Na igreja encontram-se os restos mortais de Don Rodrigo Manrique, o Grão-Mestre da Ordem de Santiago e do seu filho Jorge Manrique, um
nobre e histórico militar
e poeta espanhol, que lutou no lado isabelista na Guerra de Sucessão de Castela.
Foi o autor das “Coplas por la muerte de su padre”, um dos clássicos da literatura
espanhola de todos os tempos.
Passa-se
ao simples refeitório que tem um teto de caixotões hexagonais
em madeira de pinho, trabalhado com
36 cofres e com motivos combinados com medalhões que representam
os grandes mestres cavaleiros da Ordem de Santiago, presidida pelo imperador Carlos
V.
A seguir a sacristia tem duas naves retangulares, com rendilhado gótico
plateresco e duas
janelas decoradas com esculturas. A
partir de uma escada régia e elegante que nos conduz do pátio central para os dois
andares superiores do claustro, com dez baias de cada lado, consistindo em
pilares quadrados e arcos. A capela-mor é coberta por uma abóbada de berço com
lunetas e com arcos de pedra em destaque, mantendo as vigas do piso superior
resolvidos com aberturas que seguem o mesmo ritmo do andar térreo, decorado com
plantas.
Depois da visita ao interior do Mosteiro de Uclés retomamos ao pátio onde nos espera novamente o poço em calcário com decoração barroca e um Brasão Real de Armas.
Depois da visita ao interior do Mosteiro de Uclés retomamos ao pátio onde nos espera novamente o poço em calcário com decoração barroca e um Brasão Real de Armas.
A Ala este do edifício é em estilo plateresco. Foi construída nos anos 1530-50,
com varandas e janelas, com ferragens em ferro forjado e decorado com conchas e
esculturas em baixo relevo, com o motivo repetido da cruz de Santiago.
A Ala
oeste foi construída no séc. XVII, no estilo barroco espanhol, de Churrigueresque, aluno de Juan de Herrera, e tem três
andares. A ala sul foi construída no séc.
XVIII, também com as características e estilo de Juan de Herrera, semelhantes à
Ala anterior.
No final da tarde foi tempo de iniciar nova etápa, que nos levaria desta feita até Valencia, localizada na costa do Mediterrâneo, no leste da Espanha.
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