Visita a Valencia - 1º Dia - Cidade das Artes e das Ciências - Parte I

No dia seguinte à nossa chegada à cidade de Valencia e após uma boa noite passada sem sobressaltos, tirámos as bicicletas e pedalando fomos conhecer a zona mais moderna da cidade.
Valencia é uma cidade grande mas predominantemente plana, o que proporciona boas passeatas de bicicleta, além de ter uma boa rede de transportes públicos, que nos permitem uma fácil acessibilidade a qualquer zona da cidade.

Aquele dia foi destinado a um passeio pela Cidade das Artes e das Ciências, de visita obrigatória para quem ese encontra na cidade de Valencia. Foi projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, juntamente com Félix Candela e inaugurada em abril de 1998.
A Cidade das Artes e das Ciências é um lugar belíssimo onde se respira vanguarda e se têm largas vistas. É uma autêntica cidade futurista, integrada num parque urbano de 350.000 m², soberbamente construída no lugar do antigo leito do rio Turia. Alberga 5 impressionantes edifícios onde o vanguardismo e a criatividade se fundem numa grande beleza visual. Nela se destacam:

1- O Hemisferic
2- Museu das Ciências Príncipe Felipe
3- L’Umbracle

4- Parque Oceanográfico
5- Palácio das Artes (não visível na imagem
)
Depois o lugar impressiona realmente pelas formas arquitetónicas dos seus belos edifícios, em que sobressai o betão, o vidro, o aço e a cerâmica branca e azul de Valencia (aplicada aos fragmentos de cerâmica, os trencadís, numa técnica de mosaico semelhante à usada por Gaudi), que se refletem em enormes espelhos de água que os rodeiam e que se recriam graças ao movimento das suas linhas, como a forma de um olho do Hemisfèric, a forma de um esqueleto do Museo de las Ciencias ou de uma espinha de peixe, a marca registada do Palau de les Arts.

Ali encontramos o Cinema Imax, um planetário, o Museu interativo de Ciências, um trilho para caminhadas, uma galeria de arte, um bonito e um enorme oceanário com 110 mil metros quadrados, que foi o nosso eleito para uma visita mais demorada, salas de espetáculos e conferências, pontes e torres de escritórios, que ocupam este espaço na zona mais moderna da cidade.
Esta bela Cidade das Artes e das Ciências vale, não tanto pelo interesse do seu conteúdo científico, que pode ser encontrado noutros lugares, mas sobretudo pelo seu lado lúdico, pois possui o ecrã gigante de 900 m² do Hemisfèric, as plantas aromáticas do Umbracle, um jardim de 17 500 m² coberto por uma fabulosa arcada, ou os inúmeros aquários e lagos ligados por incríveis corredores de vidro que suportam largas massas de água, no Oceanogràfic, que é ainda mais impressionante do que o nosso Oceanário de Lisboa.

Nenhum comentário: