Visita a Valencia - 2º Dia - Parte III

Chegados à Plaza del Ayuntamento de Valencia, caminha-se em direção à Catedral, que fica na vizinha Plaza de la Reina, que queríamos visitar durante a parte da tarde.
A Plaza del Ayuntamento é a praça principal e o coração da cidade de Valencia. É uma praça muito bonita ladeada por palmeiras quDespués de derribar el convento se creó la plaza utilizando el solar y jardines del mismo, si bien hasta ya entrado el siglo XX no adoptó su fisonomia actual, pasando por diversas remodelaciones y proyectos.e tem uma forma triangular. A sua aparência atual é o resultado da reforma realizada pelo arquiteto Javier Goerlich, entre 1931 e 1935, que dali retirou o mercado, embora ali permaneçam ainda muitas encantadoras barraquinhas de flores.
Entre os eventos que se celebram nela, há a destacar as famosas mascletàs a que naquele dia assistimos e que ocorrem nas “Fiestas de las Fallas”, que em cada ano, que se celebram a mediados de março.
Na Plaza del Ayuntamento estão localizados os edifícios civis mais representativos da cidade. AEn el borde del oeste encontramos el Ayuntamiento de Valencia , y al este del edificio de Correos. oeste observamos, o belo edifício do Ayuntamento, a Câmara Municipal, que possui uma arquitetura extraordinária e a leste, os Correios. Al norte de la plaza hay una gran fuente, y al sur, un gran espacio abierto rodeado de escaparates de flores. Ao norte da praça existe uma grande fonte, e ao sul, um grande espaço aberto rodeado por janelas com flores, a Plaza de la Reina, onde se situa a catedral da cidade.
O edifício da Câmara Municipal do início do século XX possui uma torre central ladeada por duas torres circulares. Foi desenhado pelos arquitetos Francisco Mora e Carlos Carbonell, que lhe deram um monumental ar barroco. Ali se encontra o Museu de História da Cidade, onde se pode encontrar a bandeira da conquista, a valiosa Senyera, o pendão da Reconquista e a espada de Jaime I (rei de Aragão (1213-1276) e de Valencia (1239-1276)), bem como ricos documentos medievais.
O edifício do concelho é composto por dois corpos unidos, a Casa da Educação, que foi construída com elementos barrocos do século XVIII e o núcleo do edifício construído nos primeiros anos do século XX. Na fachada principal é necessário distinguir o bloco de construção real, que consiste num andar térreo e dois andares superiores, com duas torres laterais muito bonitas, encimadas por cúpulas revestidas de cerâmica dourada, e a Torre do Relógio no centro do edifício.
Na porta da frente abre um arco cuja estatuária de mármore, representa alegorias  em relevo simbolizando, a Administração e a Justiça, de Mariano Benlliure, que também criou o grupo de bronze do escudo municipal apoiado por dois nus em mármore, simbolizando as artes e as letras. Em 1967 por cima do arco foi adicionada uma varanda grande de pedra. Lá dentro destaca-se uma bela escadaria de mármore lustroso, o salão de festas e o salão de sessões.
O relógio do imponente Ayuntamento é conhecido por dar início às mascletàs, a série de foguetes que explodem todos os dias pelas às 14 horas, nas festas das Fallas, quando a praça enche até transbordar de gente para vibrar com os disparos durante estes dias da festa.

O centro da praça é ocupado por uma grande esplanada, rodeada por bancas de flores. É no centro desta esplanada que é montado todos os dias o espetáculo pirotécnico das masclestàs, a partir de 1 de março até ao dia de São José (19 de março).
Do outro lado da praça encontramos outros edifícios cheios de história, como o Edifício Cervera, o Ateneo Mercantil ou Cinema Rialto (sede da Biblioteca de Cinema de Valencia). Mas se há um edifício que se destaca é o Edifício dos Correios, inaugurado em 1923 e restaurado na íntegra, em 2004. Nesta última reforma foi restaurada a bela cúpula de vidro. Hoje, o prédio ainda abriga a estação de correios da cidade e para ser visitada basta entrar nele para enviar um cartão postal, e enquanto se espera na fila, olha-se para cima para ver a sua impressionante cúpula, um trabalho espetacular.

Junto com todos os belos edifícios desta praça, coexistem muitas lojas, bares e cafés, onde se podem passar bons bocados, entre as caminhadas pela zona histórica da cidade e ruas à sua volta. Não se deve esquecer que esta praça é o centro da vida cotidiana da cidade de Valencia e deve ser uma visita obrigatória para qualquer turista.
Fonte:Su fisonomía actual procede de la reforma realizada por el arquitecto Javier Goerlich entre 1931 y 1935, aunque ha desaparecido el mercado neobarroco de flores subterráneo que recibía el nombre popular de la escupidera. http://playadevalencia.com / http://www.comarcarural.com /Wikipédia.org / http://cityoos.com/

Nenhum comentário: