Braga - Parque de São João da Ponte - 1º e 2º Dia - Parte I




A partida para esta viagem de final de semana foi realizada ao final da tarde. A viagem até Braga foi feita por autoestradas e que fez com que lá se chegasse pela hora de jantar. Lá chegados fomos logo direito ao lugar de pernoita, situado num pequeno parque de estacionamento, junto do bonito e repousante Parque de São João da Ponte.

A noite estava fria e o jantar foi modesto, uns pregos no pão, acompanhados de batata frita e degustados com apetite, sentados ao fresco na simples esplanada do bar de uma sede de um clube desportivo, situado em frente do parque.

Depois o regresso à autocaravana, para uma repousante leitura sobre o que ver em Bragano dia seguinte, a olhar a pequena mas bonita Capela de São João da Ponte. No dia seguinte o acordar foi tranquilo, seguido também de um tranquilo passeio pelo parque.

No início do passeio fomos logo espreitar a Capela de São da Ponte que se encontrava mesmo ali à frente. É um templo de planta longitudinal, constituída por um alpendre suportado por colunas e de nave única. Possui uma capela-mor e uma sacristia adossada. Foi construída em 1616 e sofreu várias modificações nos séculos seguintes, sendo a última a colocação de um retábulo em pedra com a imagem do padroeiro, na primeira metade do séc. XX.

Por trás dela o Parque da Ponte, ou Parque de São João da Ponte, é um parque urbano da cidade de Braga. É um belo parque, localizado no fim da Avenida da Liberdade, e está dividido em quatro partes. A parte exterior (a norte, onde ficámos estacionados a pernoitar), a parte interior, onde está situado o Complexo Desportivo da Ponte (a Este) e o Parque de Campismo da Ponte (a Sul).

O parque é limitado a Norte pelo rio Este e a Avenida Dr. Francisco Pires Gonçalves, a Este e Sul pelo Monte do Picoto e a Avenida do Estádio e a Oeste pelo Parque de Exposições de Braga e pelo rio Este, que também por ali passa.

Segundo a história da cidade, a parte mais antiga deste exterior do parque cresceu em torno da Capela de São João. O Parque de São João da Ponte foi outrora a Quinta dos Arcebispos, os senhores da cidade de Braga, onde estes repousavam na estação de verão até que foi confiscada pelo estado, nos alvores da República. Documentos históricos asseguram que esta quinta era propriedade dos Senhores de Braga, já ao tempo de Frei Bartolomeu dos Mártires. Existe nele uma fonte que remonta a essa época, de água puríssima mandada construir por D. Frei Agostinho de Jesus, nos fins do século XVI, que conserva ainda o brasão daquele prelado.

O parque é um espaço arborizado com alguns bonitos e repousantes jardins, com lagos. Possui um bonito e majestoso coreto com uma escadaria virada para as traseiras da Capela de São João, um parque Infantil, um auditório ao ar livre e um monumento evocativo ao 25 de Abril, que celebra a liberdade e a conquista da democracia em Portugal.

Todo este espaço está associado às festividades do São João, onde tradicionalmente se realiza o arraial de São João, em junho, nos Santos Populares.

Em tempos, quando a água do rio Este era límpida, as mulheres de Braga lavavam ali as roupas na margem do rio, estendendo-as ao sol na encosta do Monte do Picoto.
 

Fonte: http://braga-agora.blogspot.pt/ http://pt.wikipedia.org/ http://www.igogo.pt/ http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: