Chegada a Amarante - 3º Dia - Parte III



Depois da visita ao final da tarde ao belo cabeço silencioso, de largas vistas e ambiente bucólico do alto do Monte de São Romão, onde se encontra a Citânia de Briteiros, partimos com rumo a Amarante.

Pelo caminho a estrada vai alternando entre o vale e a montanha, decorrendo ora por entre culturas e pastagens, ora por entre matagais e pequenos bosques de pinheiros, sobreiros e castanheiros, o itinerário integra, não apenas uma fauna e flora ricas e variadas, mas também vão sendo observados vários exemplares do património histórico-cultural da região.
A chegada a Amarante já de noite fez com que depois de uma passagem pelo centro da cidade, fossemos logo para o Parque de Campismo Municipal do Penedo da Rainha, situado a 1 Km a Este da cidade, entre frondoso arvoredo na margem direita do rio Tâmega.
Na receção uma simpática senhora mostra-nos o plano do parque e nele descobrimos o lugar ideal para a pernoita e estadia em Amarante. A escolha recaiu numa plataforma em terra batida, bem servida de ligações de luz, com um bom balneário, rodeada de belo arvoredo e como não podia deixar de ser, a beijar o Tâmega.
Este parque de campismo com uma privilegiada localização oferece recantos de maravilhosa beleza, onde não faltam espaços com sombras e vegetação abundante. Dispõe de inúmeras facilidades e tem como principais atrativos a praia fluvial, situada a 50 metros, possuindo ainda uma pequena piscina que se situa na parte mais alta do parque. Único senão, são os chuveiros a precisar de serem trocados, uma vez que a água espirra para todos os lados menos para baixo, obrigando o banhista a colocar uma mão permanentemente no chuveiro, para melhor direcionar a água.
"Para quem viaja em busca de valores culturais ou de uma estadia em comunhão com a Natureza, mais tarde ou mais cedo acaba por fazer de Amarante um destino óbvio." Amarante é uma cidade pequena e acolhedora, sendo fácil nela "construir a leitura pessoal da cidade: o religioso, o aristocrático, o peso da serra e do rio... Lida de uma maneira ou outra, Amarante é uma verdadeira encruzilhada, mostrando-nos com facilidade e sem grande procura, a sua história, os seus monumentos e as suas tradições."
“Descobrir a cidade e o concelho, é uma aventura que apetece viver. Se é a natureza que chama, o destino é o rio Tâmega, ou são as serras da Abobobeira e do Marão, oferecendo ambas paisagens de sonho e aldeias de gente afável, acolhedora, ricas de tradições e com uma arquitetura marcada de granito e xisto.” (in, Portal de Turismo de Amarante)




Fonte:https://maps.google.pt/ http://aconquistadabolina.blogspot.pt/http://www.amarante.pt/ http://www.amarante.pt/ http://www.igogo.pt/

Nenhum comentário: