2º Dia - Parte II - A caminho de Bragança

Pouco depois da visita à pequena cidade de Vila Nova de Foz Côa, partimos com rumo a Bragança, passando pela Barragem do Pocinho e pelas praias fluviais da Albufeira do Azibo.
No caminho contemplam-se belas paisagens da região xistosa do Alto Douro (conhecida por "terra quente"), que oferecem cenários inesquecíveis, onde pequenas aldeias surgem em terraços nas encostas, com as suas quintas de casas brancas e igrejas típicas. Por todo o concelho existem aldeias rurais xistosas, onde a tradição e costumes ainda imperam.

É aqui no meio de terras de uma enorme beleza, que se encontra a Barragem do Pocinho. A Barragem do Pocinho está situada entre os concelhos de Vila Nova de Foz Côa e de Torre de Moncorvo, junto à aldeia do Pocinho. Um pouco mais adiante a foz do rio Sabor, que ali se mistura com o rio Douro.

No percurso, a partir da Barragem do Pocinho, admiram-se várias quintas centenárias, naquela que é a mais antiga região demarcada de vinho do Mundo. Nesta região de paisagem única, interrompida pelos vales do rio Douro e seus afluentes, no troço superior do rio, rodeada de vinha, olivais, amendoais e pombais perdidos, encaminhámo-nos para a Albufeira do Azibo.
A cerca de 40 km de Bragança, encontramos a Albufeira do rio Azibo, que se encontra situada no coração de Trás-os-Montes, um autêntico paraíso aquático, com um mar interior constituido por um grande manto de águas cristalinas. É um sítio ideal para se experimentar algum sossego e paz, rodeados de magnífica beleza natural.

A Albufeira do Azibo é um dos locais turísticos mais procurados no Nordeste Transmontano, pese embora, ainda sejam poucos os que conhecem este verdadeiro “oásis” nascido pela mão do homem, num local que já foi uma espécie de “deserto”.

Situadas nas margens do rio Azibo, de frente para a barragem, encontramos as praias da Albufeira do Azibo, que se espraiam por uma bela paisagem protegida de rara beleza e enorme riqueza paisagística e biológica.

A Barragem foi construída em finais dos anos 80, para abastecer Macedo de Cavaleiros e regar os campos agrícolas e é uma das maiores barragens em terra da Península Ibérica.

A Albufeira, com 410 ha de área é formada por três linhas de água (rio Azibo, ribeira do Azibeiro e ribeira do Reguengo). Toda a zona envolvente à Albufeira do Azibo é paisagem protegida, onde é valorizado todo o seu património natural e a conservação da natureza e onde se faz a promoção do repouso e recreio ao ar livre.

Da colaboração entre a Câmara e os serviços do Ambiente resultou um Parque de Natureza, dotado de caminhos pedestres, praias fluviais acessíveis e um centro de interpretação. A paisagem envolvente tem um toque mediterrânico e as suas margens servem de refúgio a uma série de aves e pequenos mamíferos.

Infelizmente para nós, neste fim-de-semana as várias e bonitas praias fluviais, estavam cheias de gente, pelo que decidimos continuar caminho rumo a Bragança.

Fonte: lifecooler.com / www.azibo.org

Nenhum comentário: