3º Dia - 1ª Etapa ( Parte I) - Passeio pelo Parque Natural de Montesinho

A zona do Parque Natural de Montesinho, a visitar naquele dia, é a mais setentrional, localizando-se junto à orla fronteiriça e abarcando uma ampla parcela do parque e ainda parte da Serra de Sanábria.
A primeira etapa foi feita ao início da tarde, de mota, desde o parque de campismo, em Bragança, a caminho de França até Puebla de Sanábria. Puebla fica já em Espanha, a cerca de 40 quilómetros a Norte e para lá chegarmos fizemos a estrada (103-7), afim de se atravessar a fronteira em Portelo.

O caminho faz-se por uma estrada que sobe muito levemente, com algumas curvas acentuadas até à povoação de Rabal. Depois da aldeia de Rabal estende-se mais um troço, com características de relevo semelhantes ao torço anterior.

A estrada vai subindo lentamente, e mais à frente quando a subida acaba, estende-se à nossa frente uma zona plana que, por entre prados, ali chamados lameiros, campos de cereais e aqui e além, pequenas hortas delimitadas por escassos vinhedos em latada, entrecortados por sebes de silva ou linhas de arvoredo e bosques, que nos levam sem grandes sobressaltos à aldeia de França.

Na última curva antes de chegar à aldeia de França, deparamo-nos com um soberbo espectáculo. A aldeia de França, aninha-se no seu maravilhoso vale, numa prega de terreno, em posição baixa, tendo como pano de fundo os contrafortes da Serra de Montesinho.

Junto ao casario estende-se uma vasta campina, planura verdejante retalhada em pastagens e campos de cultivo, alternância também ela dominante na rústica economia local, dividida entre a pastorícia e o amanho dos solos. Tomando um desvio de terra a seguir à ponte, valerá a pena dar um pulo ao Centro Hípico e apreciar os belos animais ali existentes.

Para além dos apreciáveis trechos de paisagem, uma outra excepcional riqueza jaz oculta no subsolo desta freguesia. As antigas minas de estanho, de ouro e de prata, hoje estão abandonadas por já não possuirem filões produtivos. Destes, os de ouro e prata localizam-se junto a França e os filões de estanho localizam-se próximo do Portelo.
As terras à volta da aldeia, estendem-se numa alargada superfície montanhosa e planáltica, em plena Serra de Montesinho, sendo este território cortado pelo rio Sabor e pela ribeira das Andorinhas.

Passa-se agora por um vale verdejante entre a aldeia de França e a pequena aldeia de Portelo, onde as casas rurais em granito e lousa, bem como a marcante vida rural podem ser facilmente observadas.
Fonte: ecodanoticia.net

Nenhum comentário: