Melgaço é uma vila portuguesa da região Norte e o município mais setentrional do País. Foi no início da sua existencia couto de criminosos confinados, onde patriotismo e ladroagem se confundiam.
Na colina de Melgaço, sobranceira ao rio Minho, estrategicamente colocada em relação à passagem para a Galiza, instalaram-se colonos e desenvolveu-se um centro de trocas comerciais. Na vizinhança adejavam as asas protectoras de dois grandes mosteiros: Fiães e Paderne. O ainda incipiente burgo, muito à mercê das investidas das tropas leonesas, necessitava de uma protecção mais eficaz que aquela que lhe era facultada pela pequena fortaleza que o primeiro rei terá mandado construir no topo mais setentrional da penedia, sítio onde mais tarde seria erguida a torre de menagem.

Mas a história de Melgaço não se confina ao seu burgo histórico. Em Parada do Monte, em Gave e no planalto de Castro Laboreiro são às dezenas as sepulturas megalíticas, as mamoas, que atestam a presença milenar do homem que calcorreou a montanha na senda dos caprinos e dos ovinos.
Melgaço possui ainda um grande imaginário colectivo, relacionado com a proximidade de Espanha, com velhas lutas com o país vizinho, com a investida de antigos conquistadores e com mulheres que se vestiam de negro à espera de seus maridos.
Fonte: www.cm-melgaco.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário