Final de semana no Parque Nacional de Montesinho


Para aproveitar o fim-de-semana alargado de 3, 4, 5 e 6 de Junho de 2010, resolvemos rumar a um descanso merecido no bonito e repousante Parque Natural de Montesinho.

O Montesinho situa-se na chamada Terra Fria Transmontana, no "limite" Nordeste de Portugal, englobando a área das Serras de Montesinho e Coroa, isto é, a parte norte dos Concelhos de Bragança e Vinhais.
O Parque foi criado em 1979, por reunir condições em que é visível a integração harmoniosa do homem com o meio ambiente, sendo uma das maiores áreas protegidas de Portugal.
O Parque Natural de Montesinho é constituído por três unidades paisagísticas principais: A Oeste a Lomba e a Este a Lombada, dois planaltos mais ou menos corroídos pela hidrologia, que se enquadram no aspecto mais ou menos árido do Este Transmontano. Entre essas duas zonas existe uma outra central, mais fresca e arborizada definida pelas serras de Montesinho, Coroa e Nogueira.

Carvalhais e castinçais alternando com lameiros, campos de cultura e aldeias características são o traço essencial deste Parque.
A constante ondulação do solo faz-nos por vezes esquecer que estamos na presença de um maciço montanhoso. Aqui não há picos abruptos mas sim formas arredondadas, com altitudes variando entre os 438m e os 1481 m, onde as aldeias aninhadas em pontos abrigados e discretos, passam facilmente despercebidas aos olhos do visitante ocasional.
A mais elevada é a Serra de Montesinho, que atrai todas as atenções enquanto as restantes elevações se espraiam à sua volta. De referir também os vários vales fluviais e os muitos rios que por ali fluem. Os rios mais importantes são, na parte ocidental, o Mente e o Rabaçal, na central, o Tuela e o Baceiro, e na oriental, o rio de Onor, Sabor e o Maçãs.
Dos afluentes destes, devem ainda ser referidos os ribeiros de Assureira, rio de Trutas e Igrejas, mais que não seja pela beleza de paisagens que proporcionam ao correrem entre duros fraguedos.
A Serra do Montesinho e a aldeia do mesmo nome, dão nome ao Parque, que encerra uma paisagem grandiosa, serena e muitíssimo bela. Os terrenos são dominantemente xistentos, tendo no entanto expressão afloramentos de rochas básicas e alguns afloramentos de calcários.
O Montesinho é também um mundo a redescobrir por diversas razões: pelos hábitos e organização social dos seus habitantes, pela fauna e flora, e pelo belo património construído.
1º Dia: Casa; Vila Nova da Foz Côa;

2º Dia: Vila Nova da Foz Côa; Albufeira da Barragem do Azibo; Barragem do Pocinho; Bragança;
3º Dia: Passeio pela Serra de Montesinho – França; Puebla de Sanábria; Rihonor de Arriba ou de Castilla /Rio de Onor; Bragança;
4º Dia: Bragança – Visita à cidade;
5º Dia: Passeio pelo Montesinho: Bragança; Vinhais; Chaves; Casa.

Fonte: bragancanet.pt / catraios.pt

Nenhum comentário: