1º Dia - Chegada a Vila Nova de Foz Côa

A viagem teve início durante a tarde de uma quarta-feira de sol esperto, pois estávamos em Junho e os dias já eram grandes.

Parámos pelo caminho perto de Coimbra, para umas afinadelas na AC, na região da Mealhada e antes de seguirmos viagem, fizemos a compra no Zè dos Leitões, do famoso leitão para o jantar. Este já foi ao cair da noite numa estação de serviço em Penacova, um lugar de nosso costume, a ver a vila.

Já bem tarde, pelas 23h00, a chegada a Vila Nova de Foz Côa. A cidade já se encontrava adormecida e a procura do centro foi rápida. No Largo da Câmara Municipal, encontrámos também a bela Igreja Matriz e o antigo Pelourinho.

Paramos para contemplar a praça e ali perto a conversa animada entre quatro convivas, no café em frente, chamou a nossa atenção, mais que não fosse devido ao contraste dessas vozes, no silêncio sentido por toda a cidade.
Fomos até lá tomar uma água fresca, estava uma noite esplêndida e os quatro convivas não tardaram em encetar conversa connosco. Eram eles o Engº. chefe de serviços da Câmara Municipal, dois outros funcionários da mesma e ainda o dono do Café Havaneza, o Sr. José Constanço, já com os seus 60 anos e com uma enorme desenvoltura e simpatia.

A conversa sobre a descoberta por parte do Sr. José Constanço, de gravuras rupestres, moedas/medalhas antigas e da história da cidade, desde logo nos interessou e ali ficámos em amena cavaqueira até por volta das 03h00 da madrugada.
No final, a oferta de uma agenda cultural, com um pequeno artigo escrito pelo Sr. José, sobre os “Vestígios dos Templários” na Igreja Matriz. Bem-haja Sr. José, pela simpatia com que recebe os forasteiros!

Depois a pernoita ali bem perto, no parque de estacionamento, perto do largo da Igreja Matriz e por trás do tribunal, que nos proporcionou uma bela noite de descanso.

Nenhum comentário: