4º Dia - Parte I - Descida até Melgaço



No 4º e último dia (domingo), partimos para Melgaço ao início da tarde a fim de visitarmos a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que naquele fim-de-semana decorria no pavilhão da feira e que é um dos momentos mais altos das festividades do concelho.

O caminho escolhido para ir até Melgaço foi diferente do caminho de ida para Lamas de Mouro. Desta feita iríamos por Alcobaça, outro dos pequenos lugares pertencentes à freguesia de Lamas de Mouro, que encontramos logo no início do caminho, do lado esquerdo da estrada.

Logo a seguir a Alcobaça e do alto da serra, com o céu limpo como naquele dia, têm-se uma vista esplêndida da Serra da Peneda, que se vê descer até ao vale e onde se observam grande parte das povoações da sua vertente a nascente.

Esta estrada é estreita, sinuosa e na maioria das vezes com precipícios nas vertentes. É uma estrada maravilhosa, onde as serranias se erguem a perder de vista. A paisagem é colorida pelo verde das florestas e do amarelo das pastagens.

Aqui e acolá surgem as manchas de povoações serranas que ainda mantém muito do seu carácter secular. O granito está sempre presente nos rochedos redondos que atravancam vales e encostas ou coroam o alto dos montes. Por outro lado, o silêncio, a tranquilidade, a Natureza na sua total pujança.

As aldeias que no caminho se encontram, rudes e típicas de casas graníticas, são de uma beleza inimaginável, assim como todos aqueles montes e vales, planaltos e vertentes, que, com um verde bem verde, à mistura com um colorido, bem multicolor, dão á paisagem uma formosura única.

A meio caminho encontra-se o antigo Mosteiro Cisterciense de Fiães. Situado a setecentos metros de altitude, num sítio ermo e recolhido. A Igreja do convento é, ainda hoje, a paroquial de Fiães, um templo de cantaria em pedra escurecida pelo tempo e em alguns locais coberto por musgos bem verdes, sendo também abundantemente verde toda a área envolvente.


A Igreja de raiz românica é o que resta de um antigo mosteiro da Ordem de Cister e foi construída na primeira metade do século XIII e reformada nos séculos XVII e XVIII na fachada e no interior das naves, adquirindo a partir daí feição barroca.

Da fachada baixa e reforçada por quatro contrafortes, merecem destaque o recorte simples do portal, levemente ogival, e três nichos com imagens que o encimam e é flanqueada por uma torre sineira quadrangular.

Possui, no seu interior, três naves e encostados à sua parede sul, alguns túmulos de cavaleiros/guerreiros, em pedra e ostentando as respectivas armas. Tem ainda um interessante conjunto de imagens (do século XVI até aos séculos XVII e XVIII).


No exterior uma santa em cima de uma coluna em granito, um cruzeiro e uma bonita fonte cheia de heras em pedra, dá um encanto e enorme romantismo ao lugar.

A seguir a descida até Melgaço, onde a vista se estende por um vastíssimo e formoso panorama. Ali correm ribeiros de águas cristalinas e cantantes. Nesta Serra são as águas, que cantando nas ribeiras marcam o fundo de cada vale e que dão uma nota de frescura permanente a esta paisagem serrana. Lá mais abaixo, no sopé da serra estende-se, numa distância de 6 km, a verde e fértil veiga de Melgaço, que nos acompanha até à vila.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: