4º Dia - Parte II - Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Após a chegada a Melgaço, dirigimo-nos logo à Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que decorria em Melgaço neste fim-de-semana (30 de Abril a 2 de Maio).

A festa estava a acontecer no pavilhão da feira de Melgaço. Havia muita animação e actuava um grupo musical do Norte do País, num palco muito grande junto da entrada do pavilhão.

Esta é uma festa organizada pela Câmara Municipal desde 1994, com o objectivo de promover a divulgação e a venda dos produtos locais, como o excelente vinho alvarinho, o presunto, o chouriço, a broa e o mel, incentivando a qualidade, a variedade e a quantidade de produtos e produtores locais.

No ano anterior à nossa visita, a Festa obteve a uma “Declaração de Interesse para o Turismo”, pelo que este ano não podíamos deixar de a visitar.

É uma festa muito agradável, onde podem ser encontradas diversas tasquinhas dos vários produtores da região, vendendo os seus excelentes produtos. Os visitantes depois da prova, escolhem os produtos, vinho, pão ou broa e os enchidos. Compram o que querem e destes, escolhem e pedem para cortar os que quiserem comer. Os produtores oferecem pratos e copos e todos juntos, galegos e portugueses, gentes do Norte e do Sul, confraternizam em grandes mesas corridas. É verdadeiramente uma Festa!…

Nenhum comentário: