O Ego e a Paz



Liberte-se do Eu – 3ª Palestra

A educação foi sempre uma das preocupações de Jiddu Krishnamurti. Fundou várias escolas em diferentes partes do mundo onde crianças, jovens e adultos pudessem aprender juntos a viver um quotidiano de compreensão da sua relação com o mundo e com os outros seres humanos, de descondicionamento e de florescimento interior.

Jiddu Krishnamurti durante grande parte da sua vida, rejeitou insistentemente o estatuto de guia espiritual que alguns lhe tentaram atribuir, mas continuou sempre a atrair grandes audiências por todo o mundo, recusando sempre qualquer autoridade, não aceitando discípulos e falando sempre de modo direto aos interlocutores. 

O cerne do seu ensinamento consiste na afirmação de que é necessária e urgente uma mudança fundamental da sociedade, que só pode acontecer através da transformação da consciência individual.

A necessidade do autoconhecimento e da compreensão das influências restritivas e separativas das religiões organizadas, dos nacionalismos e de outros condicionamentos, foram por ele constantemente realçadas.

As suas palestras e escritos não se ligam a nenhuma religião específica, nem pertencem ao Oriente ou ao Ocidente, mas sim ao Mundo na sua globalidade:

"Afirmo que a Verdade é uma terra sem caminho. O homem não pode atingi-la por intermédio de nenhuma organização, de nenhum credo () Tem de encontrá-la através do espelho do relacionamento, através da compreensão dos conteúdos da sua própria mente, através da observação. ()".

Durante a sua vida, viajou por todo o mundo para falar às pessoas, tendo falecido em 1986, com a idade de noventa anos. As suas palestras e diálogos, diários e outros escritos estão reunidos em mais de sessenta livros.




Fontes: http://www.youtube.com/watch?v=RPrPmIcNTGY; http://www.youtube.com/watch?v=VgiPuSLjsSg

Nenhum comentário: