Santuário de Lourdes - 23º Dia - Parte II





Uma vez no Santuário de Lourdes fomos visitar os seus lugares mais emblemáticos. Dirigimo-nos em primeiro lugar à Gruta onde Nossa Senhora apareceu a Bernadette Soubirous, que naquele dia estava repleta de gente.  

Aliás no verão e em especial durante as férias grandes, Lourdes fica cheia de turistas e peregrinos. Não é fácil achar vaga nem nos comboios, nem nos hotéis, sendo preciso fazer fila para tudo, até para entrar na Gruta das Aparições.

Para complicar a situação na hora da nossa chegada ao Santuário, decorria uma das muitas procissões que diariamente ali se realizam, sendo uma das paragens obrigatórias a Gruta, e por isso levou muito tempo a ser desimpedida, pelo que deixámos a sua visita para o final.

No entanto é sempre interessante observar uma procissão em Lourdes. Desde as varandas / passadiços por cima das arcadas que levam à Basílica do Rosário, assistimos à bênção do Santíssimo (bênção dedicada especialmente às pessoas enfermas) e à Via Sacra.

Depois sobe-se a caminho da Basílica do Rosário. Esta é uma Basílica esplendida, em estilo romano-bizantino que embora pequena tem um riquíssimo interior, onde se destacam belíssimos painéis com mosaicos a toda a volta do seu interior.

Também esta basílica estava cheia de gente que assistia a uma missa, e foi assim em todas os lugares visitados naquele dia. Por cima desta ainda se encontra a Basílica Superior, também uma belíssima e elegante igreja.

De facto, no perímetro do Santuário existem nada mais nada menos que 4 basílicas. Por ordem de antiguidade, temos a Basílica da Imaculada Conceição, a de Nossa Senhora do Rosário, a Nova Basílica de Santa Bernardete Soubirous (anos 80) e a gigantesca Basílica de Santo Pio X, a última a ser visitada por nós e que tem a particularidade de ser subterrânea.

Na primeira destas, estão depositadas algumas relíquias de Santa Bernardete, já que o seu corpo incorrupto está exposto na Catedral de Nevers, onde ela viveu os últimos anos de vida num convento.

Há entrada da Basílica do Rosário existe um terraço de onde se desfrutam belas vistas sobre todo o complexo do Santuário, da cidade de Lourdes e do rio. Por baixo dela existe a Cripta, que é também uma igreja em ponto pequeno.

Também por baixo e a norte da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, está a famosa Gruta onde se deu uma das 18 aparições de Nossa Senhora e onde nos espera sempre uma enorme fila.

Ali perto pode ser bebia a água de Lourdes, que a tradição diz ser água abençoada. De facto numa das primeiras aparições, Nossa Senhora terá dito que todos deviam beber daquela fonte e então foram construídos vários pontos de distribuição daquela nascente ao longo da parede da Basílica.

Finalmente e só depois da visita à Gruta a fim de serem colocadas velas pela família, encaminhámo-nos para a Basílica de Pio X.

Na gigantesca nave subterrânea que constitui a Basílica de Pio X, mais uma missa. Desta feita era uma missa internacional que se iniciava, pelo que resolvemos assistir na íntegra. A missa foi rezada nas seis línguas oficiais do Santuário, Francês, Inglês, Italiano, Espanhol, Holandês e Alemão.


A partida ao final da tarde de Lourdes levou-nos rumo a casa, onde iria finalizar esta viagem. Mais uma paragem para dormida e uma nova partida seguida de uma jornada de esticão até Portugal, resumem o final desta viagem.


Fonte: https://www.youtube.com/  http://peninha.bloguepessoal.com/432827/Lourdes-e-Pic-du-Jer/; http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Lourdes

Nenhum comentário: