O Antigo Egipto


A escolha de uma série documental para apresentar aqui às sextas-feiras recaiu desta feita sobre a já consagrada “Construindo um Império” do The History Channel, que nos fala sobre as várias civilizações antigas, mais fascinantes e enigmáticas.

As duas primeiras realizações desta série foram “Os Egípcios” e “Roma”, ambas indicadas para os prémios Emmy de 2007, sendo a segunda uma das galardoadas.

A grandeza arquitetónica dos Impérios de várias civilizações passadas, tem deslumbrado e cativado o mundo inteiro desde sempre.

Ainda que estas edificações tenham sido erguidas sem a ajuda de computadores ou as ferramentas que hoje nos oferece a tecnologia, ainda se mantêm resplandecentes pela sua grandiosidade, tamanho e singular beleza.

Há 5000 anos, quando a Grécia e Roma não passavam de sonhos distantes, uma civilização concebeu o impossível e construiu o inimaginável.

"Os egípcios trabalharam em escala mais monumental que qualquer outro povo em milénios".

Enriquecidos pelas suas conquistas e fortalecidos por seus deuses, os faraós ergueram o primeiro monólito de pedra do mundo antigo, o edifício mais alto, a mais antiga barragem, a fortaleza mais inexpugnável, a maior cidade e o monumento supremo ao ego de um governante.

"A mensagem era clara: Não se metam com o Egipto".

Os engenheiros egípcios redefiniram os limites da possibilidade arquitetónica, mas o seu caminho rumo à glória eterna foi permeado de sangue, traição e catástrofe.



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=DC2f-kXHaYw; http://www.documentarios.org/video/detalhar/1152/egito_construindo_um_imperio___parte_01_e_02/

Nenhum comentário: