Humildade


“Meus pais não eram cientistas. Eles não sabiam quase nada sobre Ciência. Mas ao motivarem-me simultaneamente para o ceticismo e para o saber, ensinaram-me os dois modos de pensamento coexistentes e essenciais para o método científico.”

Carl Sagan


Carl Sagan foi durante toda a sua vida um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, promovendo a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI, instituindo o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinados a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana, na Terra e na Galáxia Via Láctea.

Mediante as suas observações da atmosfera de Vénus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. Também fundou a organização não-governamental Sociedade Planetária e foi pioneiro no ramo da ciência exobiologia.

Mas Sagan é também considerado um dos divulgadores científicos mais carismáticos e influentes da história, graças à sua capacidade de transmitir as ideias científicas e os aspetos culturais ao público não especializado.

Este vídeo é uma prova disso!...



Fontes: http://obiroska.blogspot.pt/2013/03/carl-sagan-video-humility-humildade.html; https://www.youtube.com/watch?v=HRlQ1_KRCCw

Nenhum comentário: