A família no fogo cruzado da educação contemporânea


Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente as suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê o exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que o seu filho não o escuta, ele olha-o.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensine-o a viver sem portas.

Eugênia Puebla, Mensagem à família

(Eugênia Puebla é uma professora argentina, especialista em educação em valores humanos.)

 

A relação entre pais e filhos parece ter sofrido mudanças radicais nos últimos trinta anos. E para onde é que essas mudanças apontam?

As novas formas de organização familiar nos estratos urbanos médios (agora múltiplas, heterogéneas e voláteis) parecem não ter encontrado uma contrapartida factível no que se refere aos modos de se relacionar com os mais novos.

Assediada por um sem-número de palavras de ordem extravagantes, a família contemporânea encontrará, não raras vezes, uma espécie de colapso ético materializado, por um lado, num acúmulo de intenções impraticáveis e, por outro, na abdicação paulatina do gesto educativo cotidiano.

São essas as questões levantadas pelo polémico psicólogo Julio Groppa Aquino, que questiona a maneira como pais estão a lidar com os seus filhos. Este é um questionamento que produz tantas faíscas, quantas aquelas do fogo cruzado da educação.

Julio Groppa Aquino é docente livre da Faculdade de Educação da USP. Formado em psicologia, com mestrado e doutorado em psicologia escolar pela USP, é autor e colaborador de várias obras sobre algumas tensões que atravessam a educação contemporânea, entre elas o cotidiano escolar, as inflexões disciplinares, a relação família-escola etc. Foi também colunista das revistas "Nova Escola" e "Educação".
 

Fonte: http://www.cpflcultura.com.br/2010/04/23/a-familia-no-fogo-cruzado-da-educacao-contemporanea/ ; http://clinicataniahouck.com.br/blog/?p=8 ; http://vimeo.com/28023318

Aqui deixo também uma belíssima entrevista realizada à atriz Sofia Sá da Bandeira que espelha o pensar de uma mulher dos nossos tempos, mas que também mostra o testemunho de uma vida de notável sensibilidade e bom senso, que transmite uma educação que teve por parte da sua família, mas que também espelha os problemas da nossa sociedade atual, em tudo o que ela tem de positivo e negativo.

Ver e ouvir mais em:
  http://sic.sapo.pt/Programas/altadefinicao/videos/2013/06/24/sofia-sa-da-bandeira-em-alta-definicao

Nenhum comentário: