Portugal, Europa, Japão, Universo e o Futuro…


“Uma das maiores posses que uma pessoa pode sofrer, é estar possuída por si própria. Possuída pela ideia que tem de si mesma, que pode ser errada. Por isso é bom experimentarmo-nos, quando nos julgamos muito hábeis ou muito inábeis, pois podemos estar enganados. Ao recebermos uma ordem e cumprindo-a, verificamos se eramos hábeis ou menos inábeis do que pensávamos."
Agostinho da Silva


Qual dos dois és tu, a intuição ou ego,
Aquele que te vê ou o que é cego,
O que está seco ou aquele que rego,
O que é distante ou que vive do apego.


Serão tudo, no caminho que vos delego,
Serás o rio, apesar de hoje seres um rego,
Quando fores tudo, o nada vos entrego,
És o vaso da semente, o seu aconchego.


Coloca a semente na terra, não esperes flor,
Vem a seu tempo, quando regada com amor,
Explode de beleza, o sorriso a nossa cor,
Sorri, confia em ti e cresce, pára de ser actor.


Até podes ser muito elogiado pelo director,
Dificilmente te libertas pois não és o narrador,
Na sociedade és notável, mas não és senhor,
Faz as tuas escolhas, sem olhar o retrovisor.

Bruno Dias
 
Esta entrevista de mais uma das "Conversas Vadias", junta dois grandes comunicadores, o Prof. Agostinho da Silva e o jornalista Joaquim Letria.


Estas são algumas das mais significativas perguntas e respostas desta entrevista:
JL: "Nós demos mundos ao mundo (...) demos matéria-prima ao mundo, demos força de trabalho à Europa e aqueles que transformam essa matéria-prima, ajudámos a construir a riqueza dessa Europa. O que é que acha que no futuro (...) vamos dar o quê ao mundo?"
AS: "Vamos dar ao mundo aquilo que de melhor temos. (...) ver o mundo tal qual ele é."
"Quando falo de Europa não me refiro só aquela que vai até aos Urais. Estou-me referindo também aos Estados Unidos que é aquela Europa que vai até ao Atlântico e também referindo à classe industrial japonesa que é uma Europa instalada no Japão, tendo aproveitado do Japão a capacidade japonesa de obedecer. Porque o ideal deles é ser o menos possível, que é a coisa perfeita para entrar numa companhia."

"No Japão havia essa esquizofrenia: metade do dia eram americanos trabalhando como americanos, a outra metade do dia era japoneses trabalhando menos do que ninguém.

JL: "Mas também são eles que mais preocupação têm com o lazer?"
AS: "Pois claro, porque eles sabem perfeitamente - porque são budistas - que a coisa vai nesse sentido. E foi por isso que não seu precisamente o ajustamento da pregação dos magníficos jesuítas portugueses que foram para lá e a gente japonesa. Os japoneses se converteriam todos ao mesmo tempo ao cristianismo se os jesuítas os deixassem ser ao mesmo tempo budista e xintu, tudo junto."

JL: "Nós estamos perante um grande parêntese da História. Temos um passado com referências seguras e certas e à frente um futuro que não sabemos o que é que vai ser. (...) Fala-se do Fim da História. O que vem aí?"
AS: "Quando digo que o Futuro será de tal maneira, estou apenas a dar a ideia de um Presente melhorado ao máximo que eu posso imaginar. Mas nada que seja assim o Futuro. Uma coisa que hoje se pode dar como filosofia do Universo é de que há não só aquilo que nós entendemos dele, mas outras muitas maneiras de o entender. É curiosíssimo que se nós juntarmos as duas palavras com que podemos designar um certo objeto das nossas atenções podemos chamar ou Universo ou Mundo. Num Universo, a palavra indica que todas as coisas estão ali juntas, é dos vários lados um movimento para o centro, para o Universo. E Mundo, que todos tomamos como substantivo é efetivamente um adjetivo. Mundo significa "limpo". Camões fala nas "mundas almas", as almas que podem ir para o Paraíso Eterno, as "almas limpas". Então o que é o Mundo diferente do Universo? O Mundo chamamos nós áquilo que entendemos do Universo. Como se considerássemos o outro exatamente o antónimo da palavra Mundo, isto é, Imundo."

"Talvez a certa altura surja no mundo alguma coisa de diferente e que se possa rir das ideias que nós tivemos do Futuro."
"Ver o Futuro, não como uma coisa que muita gente vê como impossível de realizar, mas como uma coisa possibilíssima de ultrapassar de tal maneira que nós nem a pudéssemos entender. Há maneiras variadíssimas de ver o mundo. Há coisas por exemplo na matemática que estão fora da nossa dimensão real.
 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KhEQp-KtAi0http://sitedepoesias.com/poesias/36379

 

Nenhum comentário: