Fim de Semana de Primavera no Baixo Alentejo

 
O fim de semana de 17, 18 e 19 de maio levou-nos até ao Baixo Alentejo. O Alentejo é sempre uma boa escolha, mesmo quando não se tenha um interesse particular. No entanto desta feita foi um evento especial que nos levou até lá.

Queríamos ir ver como se faziam feiras na da antiga "Mirtolah muçulmana", que naquele final de semana iria tentar recriar-se mais uma vez em Mértola. Mas nela queríamos ainda encontrar arqueologia, história e natureza.
Queríamos ir até à vizinha e antiga Mina de São Domingos, um local sossegado e singular, com uma belíssima praia fluvial, e que outrora foi uma pobre povoação que cresceu à volta de uma importante mina de exploração de cobre.
E finalmente, também queríamos ir até a um lugar com vistas fantásticas, que se enquadram num cenário de sonho, em pleno Parque Natural do rio Guadiana, onde a natureza inspira qualquer caminheiro, pelas suas formas bem talhadas, pela forte corrente do rio, pelo ribombar de uma queda de água, no lugar do Pulo do Lobo.
Neste final de semana o itinerário para ir e voltar foi:

1º Dia – Casa; Mértola;

2º Dia – Mértola; Minas de São Domingos;

3º Dia – Minas de São Domingos; Pulo do Lobo; Casa.

Fontes: http://www.sal.pt/default.htm ; http://www.visitalentejo.pt/; http://www.avesdeportugal.info/sitminasaodoming.html

Nenhum comentário: