Guimarães - 2º Dia - Praça de Santiago e Largo da Oliveira - Parte IX



Do Largo das Laranjeiras onde estivemos sentados algum tempo, na esplanada do restaurante/bar Recantos, seguimos a pé pela rua João Lopes Faria até à Praça de Santiago, situada no coração de Guimarães.
A rua João Lopes Faria desce ligeiramente até ao centro da cidade, com passeios em lajes de pedra alisada pelos séculos e estrada estreita com piso de paralelepípedos. Possuindo nitidamente uma traça medieval, nela há maioritariamente casas de dois e três pisos, com graciosas varandas de ferro forjado, ou balcões e alpendres de granito, observando-se ainda algumas casas apalaçadas com brasão de armas nos portais. Por momentos imaginamo-nos num cenário medieval, onde a nobreza foi insinuando ricas moradias que dão uma atmosfera única a Guimarães.
Estas características arquitetónicas estendem-se às casas situadas no coração da cidade, nomeadamente na Praça de Santiago e no Largo da Oliveira em pleno centro histórico, onde a rua João Lopes Faria vai desembocar e onde chegamos de seguida.

A Praça de Santiago é um lugar mítico, onde outrora se reuniam as pessoas para a conversa no fim do dia, e onde se vendiam e trocavam produtos alimentares e que ainda hoje se mantém igual a si própria. Forma um conjunto com o vizinho Largo da Oliveira e é, um dos mais belos e agradáveis lugares do centro histórico de Guimarães (classificado como Património da Humanidade pela UNESCO).
A Praça de Santiago é uma praça bastante antiga, referida ao longo do tempo em vários documentos, que conserva ainda a sua inicial traça medieval. Foi nas suas imediações que se instalaram os francos que vieram para Portugal em companhia do Conde D. Henrique de Borgonha.
Segundo a tradição, uma imagem da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo apóstolo S. Tiago (o mesmo de Santiago de Compostela), e colocada num templo pagão que existia num antigo largo, passando a chamar-se desde aí Praça de Santiago. Aí estava situada uma pequena capela alpendrada do séc. XVII, dedicada a Santiago que foi demolida em finais do séc. XIX.
Da Praça de Santiago passa-se por baixo de uma casa medieval, a Domus Municipalis, com pórticos que formam uma passagem que ocupa todo o rés-do-chão do edifício, para o vizinho Largo da Oliveira.
É neste largo que se encontra o que resta do antigo Convento da Nossa Senhora da Oliveira, do qual resta somente a Igreja da Oliveira e o lindíssimo claustro inserido no Museu Alberto Sampaio. Em frente à igreja pode apreciar-se o Padrão do Salado, um alpendre gótico erguido em 1340, que relembra a vitória de D. Afonso IV sobre os mouros, na batalha com o mesmo nome.
Fazendo a ligação entre a Praça de Santiago e o Largo da Oliveira, destaca-se a Domus Municipalis, um imponente monumento que foi em tempos antigos o Paço do Concelho em finais do séc. XIV, realçando-se o alpendre sustentado em cinco arcos góticos, as cinco janelas de sacada e uma estátua na fachada do edifício que representa Guimarães.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira foi mandada reedificar por D. João I, como forma de agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Está situada ao lado do Museu de Alberto Sampaio e rodeado de casas medievais recentemente restauradas. É um espaço onde o olhar se perde no escuro do granito, no colorido das varandas cheias de flores e na alegria das esplanadas.

Local de convívio por excelência de todos os vimaranenses, é em conjunto com Praça de Santiago, palco de manifestações culturais e muita animação de rua. A Feira do Entulho, com cinema ao ar livre, teatros de rua, concertos e muitos outros eventos, animam as noites de Primavera e Verão, neste local da cidade.

Fonte: http://www.cm-guimaraes.pt/ http://www.portugalio.com/ http://www.submundos.com/ http://www.igogo.pt/

Nenhum comentário: