Guimarães - 2º Dia - Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e Padrão do Salado - Parte X



No Largo da Oliveira destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, e é o que resta do antigo Convento Nossa Senhora da Oliveira, do qual resta somente esta Igreja e o lindíssimo claustro inserido no Museu Alberto Sampaio.


A ocupação do local tem origem num mosteiro pré-românico, fundado por Mumadona Dias em 949. Para a proteção deste mosteiro foi erguida uma fortificação que antecedeu o atual Castelo de Guimarães. No início do séc. XII, este mosteiro daria lugar à Colegiada de Santa Maria de Guimarães, uma das mais importantes e ricas instituições religiosas do país, na Baixa Idade Média.
A igreja atual foi mandada reedificar por D. João I, em finais do séc. XIV, em consequência de um voto que este rei fez à Virgem da Oliveira, pela vitória da Batalha de Aljubarrota. Foi seu arquiteto, o Mestre João Garcia de Toledo arquiteto da corte e ligado às principais obras do reinado de Fernando I de Portugal que se manteve no cargo após a crise de 1383-85.

O templo tem uma torre anexa datada de 1513, em cujo rés-do-chão se encontra a capela funerária dos pais do Prior D. Diogo Pinheiro, reconstrutor da torre. No interior possui uma capela-mor foi ampliada em fins do séc. XVII, sob o patrocínio de D. Pedro II, cujas armas se veem na abóbada. O retábulo-mor é da segunda metade do séc. XVIII, e o cadeiral seiscentista tem espaldares neoclássicos.


Existem sobre o cadeiral duas grandes telas atribuídas ao pintor Pedro Alexandrino, que representam S. Dâmaso Papa e S. Torcato. O teto é de caixotões, tendo pintado ao centro as armas reais, do monarca reedificador. O altar e a decoração interior são de inspiração neoclássica, mas ali se guarda um famoso sacrário indo-português, de prata.

Segue-se uma pequena capela batismal, com restos de azulejos seiscentistas, e uma pia barroca. A pia batismal que antes viera para aqui, trazida pelo Prior D. Diogo Lobo da Silveira, vinda da igreja de S. Miguel do Castelo diz ter sido a mesma que batizou D. Afonso Henriques, pelo que nela se mandou gravar a inscrição: «Nesta pia foi batizado El Rei D. Afonso Henriques pelo Arcebispo S. Giraldo no ano de 1106».

Na capela do Santíssimo Sacramento existe um altar de prata e um frontal também em prata, obra de ourives vimaranenses. Há uma capela na sacristia forrada com azulejo de tipo padrão.

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira marca o final de uma fase do gótico nacional, sendo as décadas seguintes marcadas pela enorme influência de gosto Inglês que o Mosteiro da Batalha iria exercer em todo o território.

No exterior e em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira observa-se o Padrão do Salado. Foi erguido no séc. XIV por iniciativa de Afonso IV para comemorar a vitória na Batalha de Salado, em 1340. O soberano participara nesta batalha em apoio ao enteado Afonso XI de Castela, auxiliando-o a defender-se de uma armada muçulmana. Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.

 
Fonte: http://www.guimaraesturismo.com/ http://maravilhasdeguimaraes.blogspot.pt/ Wikipédia.org

Nenhum comentário: