Guimarães - 2º Dia - Largo da Republica do Brasil e Igreja de Nossa Senhora da Consolação - Parte XIV



Depois da visita ao Convento e Igreja de S. Francisco seguimos a pé pela Alameda de S. Dâmaso a caminho do Largo da Republica do Brasil.

No final da Alameda S. Dâmaso encontra-se a rotunda que encima o Largo da Republica do Brasil.

Esta é uma das zonas mais bonitas da cidade de Guimarães, sendo do cimo do Largo da Republica do Brasil que se tem a melhor vista sobre o conjunto constituido pela elegante Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, precedida pelo belíssimo Jardim do Largo da Republica do Brasil, uma ampla zona multicolor retangular ajardinada e arborizada, que sobe a partir da Igreja.

A Igreja dos Santos Passos, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Consolação ou ainda como Igreja de S. Gualter, o nome do seu patrono, foi mandada construir no começo do séc. XVIII pela Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, sendo o seu projeto do arquiteto Andrés Soares. A Igreja foi construída no mesmo sítio onde já existia uma pequena capela desde o séc. XVI.

Este bonito imponente templo tem uma arquitetura inconfundível com duas torres de alta flecha. A igreja é composta por uma nave única de ângulos côncavos, com uma fachada principal ondulada e duas torres laterais acrescentadas em meados do séc. XIX, assim como a sua escadaria e a balaustrada. O retábulo da capela-mor é de inspiração clássica de finais do séc. XVIII, com pintura a imitar o mármore.
Era a partir Igreja da Consolação ou dos Santos Passos que na Páscoa (e ainda hoje se faz)se fazia a procissão dos Santos Passos. Os Passos ou Estações da Via-Sacra são demonstrações populares de religiosidade e devoção à Paixão de Cristo, que estavam presentes não só nos templos, mas por vezes espalhavam-se em pequenos oratórios pela própria cidade.

Em Guimarães, os Passos, eram sete de início e foram erguidos em 1727 pela Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Ao longo do tempo e de acordo com o crescimento da cidade, foram sendo transferidos ou desmontados o que levou à grande dificuldade para identificação, uma vez que as esculturas ou foram dispersas ou reagrupadas arbitrariamente aquando das demolições ou transferências. Hoje apenas temos cinco: Passo do Largo do Carmo, Passo da Rua de Santa Maria, Passo do Largo João Franco, Passo da Senhora da Guia e Passo do Campo da Feira.


Fonte: https://maps.google.pt/ http://www.guiadacidade.pt/ http://www.igogo.pt/ http://www.geocaching.com/

Nenhum comentário: