Guimarães - 2º Dia - Praça do Toural - Parte XII




A Praça do Toural é bastantemente vasta e é das praças mais centrais e importantes da cidade de Guimarães, considerada hoje como o coração da cidade. No séc. XVII era um largo extramuros situado junto à principal porta da vila, onde se realizavam a feira de gado bovino e outras feiras de diversos produtos.

A Praça apresenta um pavimento novo, que é o resultado de uma recente intervenção realizada em 2011, que fez regressar ao largo o Chafariz renascentista de três taças, originalmente colocado no Toural em 1583, e depois transferido para o Largo Martins Sarmento entre 1873 e 2011.


Em frente do Chafariz destaca-se a Igreja de S. Pedro. Esta igreja foi mandada construir em 1737, junto às casas da Irmandade de São Pedro, que mais tarde foram demolidas e apresenta uma arquitetura simples.

Chegados à Praça do Toural havia que procurar a Pastelaria Clarinha, no nº 86, ao lado da Igreja de S. Pedro, uma casa afamada em doçaria tradicional, com muitos e cuidados doces, como as Clarinhas e os «beijinhos» da Clarinha que lhe deram o nome e claro as suas famosas Tortas de Guimarães, o seu ex-libris. Aliás, as famosas Tortas de Guimarães são de todos, o doce mais emblemático da casa, que arrecadou vários prémios de doçaria conventual. A confeção dos vários doces da Pastelaria Clarinha, ainda preserva as técnicas de confeção manuais.


Depois de comprados os doces, caminhámos em direção ao sul da praça, onde fica situado um dos cafés mais antigos da cidade, o Café Milenário. O Café Milenário nasceu no ano em que a cidade de Guimarães comemorou 1000 anos de existência, em Novembro de 1953, daí o seu nome. Situado na sala de visitas da cidade vimaranense, junto à muralha onde se lê: "Aqui Nasceu Portugal", este café continua a ser o café mais emblemático e histórico da cidade, e um ponto de encontro de muitas gerações de vimaranenses.

Este pedaço de muralha ao lado do Café Milenário é uma das torres da antiga muralha. Designada Torre da Alfândega, foi constituía no ponto mais a sul da Muralha que outrora circundava a antiga cidade, sendo concluída no reinado de D. Dinis. Na Rua de Santo António resta ainda um pequeno troço dessa antiga muralha, visível entre o casario.
 
Fonte: http://www.monumentos.pt/ Wikipédia.org / http://www.gmrtv.pt/  http://www.guimaraesturismo.com/  http://escape.sapo.pt/

 

Nenhum comentário: