Guimarães - 3º Dia - Parque da Penha - Parte I




O segundo dia em Guimarães acordou solarengo. Naquele dia antes de partirmos da cidade, queríamos ir visitar o Monte da Penha, um monte sobranceiro à cidade com um bonito Santuário, de onde se tem a melhor vista sobre Guimarães, e a Citânia de Briteiros, um bonito e silencioso lugar arqueológico, situado no alto do Monte de S. Romão.
No entanto quando posemos a autocaravana em andamento não tivemos bateria para o arranque, porque os gastos de energia noturnos foram em demasia, mas depois de se ter resolvido o problema, partimos rumo ao Parque da Penha, que integra a Reserva Ecológica Nacional, constituindo uma grande área verde da cidade de Guimarães.
Apenas cinco quilómetros separam a cidade do cimo da montanha, que se eleva a 617 metros de altitude. Mas para aqueles que não trazem carro até Guimarães, podem optar pelo teleférico, por apenas 4,30 euros ida e volta. Para quem gosta de alturas será escusado dizer que o teleférico oferece desde logo um dos grandes atrativos para realizar este passeio: a paisagem observada!
O Monte da Penha encontra-se localizado geograficamente a sudeste da cidade de Guimarães e possui uma área natural, com cerca de 50 hectares com uma flora e fauna muito diversificadas, grutas, ermidas, miradouros e percursos pedestres.
O Monte da Penha ou Monte de Santa Catarina é o ponto mais elevado da área urbana de Guimarães e a partir do seu topo, onde está localizada uma estátua do Papa Pio IX, é possível alcançar vistas magníficas, que podem estender-se até ao Oceano.
A Penha, é um lugar de silêncio, onde as pedras falam e as fontes murmuram. Graças às suas características naturais, constitui um dos grandes pontos de atração turística de Guimarães, de uma paisagem natural única e refrescante com muitas e frondosas árvores.
Lá chegados fomos até a um dos miradouros, para contemplar a panorâmica da cidade, tirar fotografias e respirar ar puro.

Um passeio relaxante pela Penha é uma aventura inesquecível, uma vez que nos seus cantos e recantos se podem encontrar grutas misteriosas, ermidas e claro os seus famosos penedos (alguns muito curiosos, como o penedo suspenso, o penedo que abana ou o penedo do sino… e num deles há uma inscrição dedicada a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que fizeram a travessia aéria do Atlântico Sul - de Portugal para o Brasil).
Mas além das belezas naturais a Penha ainda possui vários equipamentos a salientar, como um parque de campismo, um campo de minigolfe, um minitrem turístico, um Centro Equestre e áreas de passeio e picnic. Para além destes equipamentos, existem também outros pontos de interesse, como por exemplo: monumentos, grutas, miradouros.
Um dos locais mais importantes existentes neste Monte é o Santuário da Penha, sendo o segundo lugar a visitar. O Santuário de Nossa Senhora da Penha também situado no cimo da Serra de Santa Catarina. A anterior capela foi mandada construir, em 1652, passando, posteriormente, em 1727, a servir o Convento da Imaculada Conceição, de que era anexo. Mais de um milhão de pessoas visita o Santuário, durante o ano, em devoção a Nossa Senhora da Penha.
Hoje o Santuário é composto por uma igreja, várias ermidas e um parque pontuado por várias cavidades naturais, que antigamente constituíam abrigos. Foi construído em 1946, após o incêndio de 1939 ter destruído o primitivo Santuário Eucarístico da Penha.
Este santuário é um centro de peregrinação muito importante, ao qual ocorrem muitos fiéis, principalmente na época de Verão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/ http://www.lifecooler.com/ http://www.igogo.pt/ http://www.guimaraesturismo.com/

Nenhum comentário: