Guimarães - 2º Dia - Alameda S. Dâmaso e Jantar no Largo do Toural - Parte XVIII



Deixa-se a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos e torna-se a subir até à rotunda, no Largo da Republica do Brasil, apreciando pelo caminho o Jardim da Alameda, um regalo para os olhos de tão bem cuidado.
Num café esplanada situado no cimo da Alameda, para-se para uma pausa, contemplando o belíssimo conjunto constituído pelo Jardim multicolorido da Alameda da Republica do Brasil que se conclui à porta da elegante Igreja dos Santos Passos, tendo como pano de fundo a encosta do Monte da Penha, ponteada do diverso casario privilegiado com a belíssima vista sobre a cidade.
Depois caminha-se novamente pela Alameda S. Dâmaso de volta ao Largo do Toural onde queríamos ir jantar. Pelo caminho e antes de se chegar ao Jardim da Alameda, observam-se mais uma série de casas bem típicas da cidade.

Na arquitetura da cidade existe uma tendência para a estabilização das alturas, observando-se geralmente prédios baixos com varandas em ferro, existindo uma tendência para a estabilização das alturas, com casas de piso térreo geralmente em alvenaria de granito e dois sobrados (pisos superiores) em taipa de rodízio, com varandas e de profundidade variável, o que parece acontecer na cidade desde o início do séc. XVI.
 
 
A taipa de rodízio constitui uma técnica de construção de paredes exteriores e interiores, apenas utilizada para os andares superiores ao rés-do-chão, dado que o piso térreo é sempre construído em alvenaria de granito aparelhado.
Depressa se chega novamente ao Largo do Toural, já iluminado, antevendo o início da noite. No Toural, o amplo piso claro e liso faz sobressair as construções oitocentistas de feição pombalina, construídas em alvenaria de granito, que se caracterizam pela sobriedade, uniformidade e equilíbrio das suas linhas e cérceas, subordinadas naturalmente a um projeto de conjunto.
Procura-se em seguida um bom lugar para o jantar, que recai na Cervejaria Martins, uma casa pequena com ambiente simples e rústico, decorada com muitos cachecóis e galhardetes de equipas de futebol, situada em frente da Igreja de S. Pedro e do Chafariz do Toural. O jantar decorreu no exterior, numa pequena mesa de esplanada, uma vez o interior do estabelecimento se encontrava cheio, um bom indicativo que se confirmou, quando se degustou a carne tenra e saborosa que nos foi servida.
Após o jantar ali estivemos sentados admirando o ambiente do lindíssimo e renovado local que é o Largo do Toural, onde as casas antigas que o ladeiam, todas iluminadas, marcam a diferença, com seus peculiares telhados de águas furtadas, as suas enormes janelas que ocupam toda uma fachada e as rebuscadas grades de ferro forjado, conferindo ao local um aspeto único.



Caminha-se com rumo à autocaravana. Pelo caminho uma passagem pelo Largo Martins Sarmento e uma paragem para um café, numa das esplanadas do Largo da Oliveira, que naquela noite estava bastante tranquilo, sem contudo não se encontrar vazio.

Fonte: http://www.monumentos.pt/ http://pt.wikipedia.org/ http://www.igogo.pt/

Nenhum comentário: