Como se sabe o sistema educativo
é, entre outras coisas, um processo de distribuir os jovens por vários tipos
diferentes de ocupação.
Mas em que idade se faz o despertar de uma vocação ocupacional?
Uma vez, um professor meu de
filosofia disse-me que o despertar vocacional se fazia a partir dos 15 anos. Se
assim é, não sei ao certo…
Embora haja alguns casos cuja
vocação despertou a partir do final da infância, na realidade esta é na
generalidade feita, e isso todos sabemos, entre a adolescência e a fase adulta.
Por isso é um processo que a nível de escolaridade é realizado entre o 3º Ciclo
e o início da Universidade ou até após esta, para aqueles que não a completam ou que se desiludem com o curso que tiraram.
Ora na passada semana o nosso
Ministro da Educação, Nuno Crato, ao visitar uma escola do 2º Ciclo, dizia que
por se adivinhar que no futuro os engenheiros no nosso país seriam escassos, era
necessário manter EVT, como disciplina fundamental no despertar de vocações técnicas.
Quanto
à importância da disciplina de Educação Tecnológica para a formação de base técnica,
penso que não haverá qualquer dúvida, até por uma razão histórica, pois esta
sempre existiu, embora com outro nome (Área Vocacional/Trabalhos Oficinais), e
como disciplina obrigatória, no nosso sistema de ensino.
Se assim é, porque é que no
início deste ano letivo este governo retirou do sistema educativo a mesma
disciplina no 9º ano (onde se começam a consolidar vocações), colocando-a, quer
no 7º ano, quer no 8º, como oferta de escola opcional para o 3º Ciclo, dando a oportunidade a certas escolas
com alguma autonomia pedagógica, de varrer simplesmente a disciplina dos currículos
destes anos?
Serão as criancinhas de 10 e 11 anos, capazes de ter uma memória de elefante, sobre o pouco “cheirinho” tecnológico que se consegue ministrar no 2º Ciclo?
Serão as criancinhas de 10 e 11 anos, capazes de ter uma memória de elefante, sobre o pouco “cheirinho” tecnológico que se consegue ministrar no 2º Ciclo?
Realmente não bate a bota com a
perdigota!...
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