Visita a Palencia - 2º Dia



No dia seguinte à chegada a Palencia acordámos já tarde e de bicicleta fomos até ao centro da cidade.

O parque destinado a autocaravanas fica situado, na margem direita do rio, rodeado por vegetação, situado bem perto do parque da cidade, por onde passam os meandros do rio Pisuerga, sendo uma área de divertimento popular para os moradores, observando-se durante o percurso muitos pescadores desportivos.

O nome do rio, “Pisuerga” (um dos afluentes do rio Douro), vem do topónimo Pisoraca (Pisóraga> Pisorga> Pisuerga), proveniente de Pisoraca, perto da antiga cidade de Turmogos, nome de um antigo assentamento romano localizado no que hoje é “Pisuerga Herrera”, a atual cidade de Palencia, onde esteve estacionada a IV Legião Macedónia, que empreendeu a subjugação dos povos cantábricos, entre 19 a.C. e 40 d.C..

Pelos caminhos em terra batida pedalámos a caminho do centro, situado junto de uma velha ponte de pedra, sobre o rio Carrión. Pelo caminho pára-se para um almoço leve, de “Polvo à Galega”, numa pequena esplanada de uma casa de tapas, situada numa ruela do centro histórico.

Segue-se depois para o antigo bairro onde se situa a Catedral, situada na área oeste da cidade, que ainda hoje tem o aspeto de uma aldeia. Numerosas ruas estreitas de aspeto medieval retêm ainda a primitiva trama urbana e convergem para as suas antigas praças e para as suas portadas.

O objetivo central da nossa visita era a Catedral de San Antolín, que é sem dúvida nenhuma o principal ponto turístico de Palencia.

Lá chegados observamos que a Catedral de San Antolín está localizada no centro histórico da cidade, e rodeada pela Plaza do Meio-Dia, pela Plaza da la Imaculada e pela Plaza de Cervantes a norte, ficando a Catedral a oeste.

Situada num largo silencioso, onde se encontra um singelo Monumento al Maestro (Monumento ao Professor), destaca-se a Catedral, um edifício gótico, popularmente apelidado como "La Bella Desconocida", não só devido à sua beleza interior, mas sobretudo por não ser tão conhecida como outras catedrais espanholas. Porém, é uma grande catedral, que tem em seu interior, um grande número de obras de arte de grande valor. Its more than 130 meters long, 30 meters high and 50 meters wide at the center, making it one of the largest cathedrals in Spain and Europe.

Com mais de 130 metros de comprimento, 30 metros de altura e 50 metros de largura no centro, tornando-se uma das maiores catedrais em Espanha e até da Europa. Its exterior solid, simple and austere does not reflect the grandeur of its interior, with more than twenty chapels of great artistic and historical interest.É um edifício de estilo predominantemente gótico, embora tenha elementos visigodos e romanos, bem como elementos decorativos do Renascimento e neoclássico.

No entanto quando lá chegámos, pesarosos, verificámos que “La Bella Desconocida” se encontrava fechada. O seu exterior sólido, simples e austero, não reflete a grandeza de seu interior, com mais de 20 capelas de interesse artístico e histórico. No seu exterior também dá nas vistas a sua torre sineira, fina, mas compacta, também considerada de estilo gótico. Recent studies and excavations show that it was a military tower, and after serving this function were added to their pinnacles and cattail as the sole decoration.Recentes estudos e escavações mostraram que foi outrora uma torre militar.

No subsolo desta Catedral existe a cripta de San Antolín, que é o único remanescente da primitiva catedral visigótica construída na segunda metade do séc. VII. A cripta é dedicada a San Antolín, mártir e padroeiro de Palencia, cujos restos mortais estão também ali preservados.  

Segundo a lenda, um certo dia, andando por ali a caçar o rei D. Sancho III, ao perseguir um javali, este se refugiou numa cova situada no lugar onde hoje é ocupado pela cripta de San Antolín. No momento em que o rei se preparava para alcançar o animal, o seu braço ficou paralisado, o que o levou a compreender que estava em lugar sagrado. Descobriu então o rei, a tumba do Santo, cujo corpo incorrupto repousava num sarcófago e sobre ele, num nicho, encontrava-se uma imagem da Virgem, que, com o tempo, tomaria o nome de Virgen de San Antolín ou Nuestra Señora de San Antolín. Depois deste sucedido, o rei decidiu dedicar ao mártir uma catedral, que foi edificada sobre a cripta.

Com a catedral fechada, sobrou-nos tempo para uma convidativa corrida de bicicleta pelas ruas de Palencia, entre o centro histórico, o jardim e as margens do rio que nos conduziram de volta ao “longo curso” e até à AS de Saint-Jean-de-Luz, já em França, onde chegámos por volta das 2:30 horas da madrugada.

Fonte: http://es.wikipedia.org/ http://palencia.guiaon.es/ https://maps.google.pt/ http://espacoerrante.blogspot.pt/

Nenhum comentário: