Espaçonave Terra

 
Cada um de nós é simplesmente um mero tripulante de uma grande espaçonave que todos os anos percorre mais de novecentos e vinte milhões de quilómetros pelo espaço. Estamos a falar, é claro, da Espaçonave Terra, que se move em torno do Sol enquanto este nos leva, junto com todos os demais integrantes da grande família solar, num longo passeio pela galáxia.


Mas a Terra é também um planeta muito especial, pois é o único planeta que ofereceu condições à existência de vida. A atmosfera e o seu campo magnético ajudam para que não aconteçam catástrofes, como a entrada de meteoritos e a alta radioatividade do sol e das estrelas.


A Terra é por isso um bem único, que não tem qualquer termo de comparação e por isso um bem a preservar para as gerações futuras. A nossa intervenção no planeta Terra decidirá o seu futuro e o futuro de todas as formas de vida.


Infelizmente os “comandantes” desta grande nave estão mais interessados com o momento e só preocupados com o lucro fácil, não se importando com as consequências. Talvez quando alguém quizer tomar realmente as devidas providências, seja tarde demais…


No entanto todos os tripulantes da Espaçonava Terra, têm o direito a um ambiente saudável e igualmente o dever ético, moral e politico de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. É preciso então que se consolide esse princípio como ato de cidadania, condição essencial para construirmos uma sociedade sustentável. Enquanto isso, devemos cada um de nós fazer a nossa parte, protegendo o ambiente ou reinvidicando por melhores condições para o planeta.


Espaçonave Terra é 8º episódio de uma série de 12 documentários relativos ao tema geral “O Universo”, que aqui vem sendo dado a conhecer às sextas-feiras.


Boa visualização...

 


Fonte: http://www.youtube.com/  ; http://www.zenite.nu/ ; https://sites.google.com/ ; http://luanagsantos.wordpress.com/


Nenhum comentário: