O Estado da Nação


Numa altura em que o país se prepara para o regresso ao quotidiano, vale a pena auscultar o pulsar da Nação. As espectativas, os comportamentos e os medos dos portugueses.
 
Com o Orçamento de 2013 à porta e a perspetiva de mais austeridade, será que há um rumo estratégico para o país? O serviço pú...blico de televisão, RTP 1, entrevistou José Gil.
José Gil é um filósofo, ensaísta, investigador e professor universitário que foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira 2012 instituído pela Universidade de Évora, devido à relevância do seu pensamento, e ao seu "contributo singular para uma reflexão profunda sobre a identidade do Portugal contemporâneo".
Proponho então que se visualizem duas entrevistas. A primeira foi realizada pela jornalista Fátima Campos Ferreira, na Edição Especial de 04 Set 2012 - RTP Play - RTP (http://www.rtp.pt/play/p760/e91756/edicao-especial).

1ª Entrevista (Clique p.f. em cima do seguinte link):


(Ainda poderá além desta, visualizar mais duas entrevistas a duas personalidades de referência da vida pública nacional, aos professores António Sampaio da Nóvoa e Diogo Freitas do Amaral. Conceitos e opiniões diferentes que podem contribuir para uma melhor compreensão do que está a acontecer a Portugal, à Europa e ao Mundo, e que poderão ser visualizados em: Edição Especial de 03 Set 2012 - RTP Play - RTP ; Edição Especial de 05 Set 2012 - RTP Play - RTP)
A 2ª Entrevista foi a última entrevista dada por José Gil, à RTP – Antena 1 realizada ontem (2013-01-05 13:00:00) e conduzida pela jornalista Rosário Lira. Nela é feita uma análise sobre O país em 2013. O futuro, o empobrecimento, a política de austeridade. Os portugueses e a crise que vai aumentar e desmascarar toda uma sociedade. Reflexões de um dos maiores pensadores portugueses de sempre.

2ª Entrevista (Clique p.f. em cima do link seguinte):



Nenhum comentário: