Gerês - De Viarinho das Furnas a Vilar da Veiga e Termas do Gerês - 3º Dia - Parte IX



 
Deixa-se para trás a barragem de Vilarinho das Furnas e volta-se à estrada, para fazermos o caminho de regresso às Termas do Gerês.
Pelo caminho mesmo repetindo a paisagem, acompanha-nos a tão afamada Natureza do Gerês. E temos sorte, porque é uma natureza “diferente” que nos acompanha. É a Serra Amarela, com vegetação sobretudo rasteira, bem distinta da exuberante, encontrada em terras mais baixas, mas igualmente fantástica. Respira-se o ar puro inconfundível e mesmo com o som do veículo motorizado que nos transporta, a presença do silêncio é evidente por aquelas paragens.
Novamente em Campo do Gerês, que se faz notar pelos seus muitos espigueiros e pelas terras de amanho que se estendem entre o casario, num amplo assentamento. Por vezes a estrada é ladeada por pérgulas feitas de videiras que fazem uma espécie de galerias porticadas.
Começa-se depois a descer para S. Bento da Porta Aberta. Pelo caminho mais uma vez a serra agreste nos acompanha e mais abaixo, a flora multicolor sobressai entre o arvoredo alto e viçoso da Serra do Gerês, com algum casario escondido entre a folhagem. Mas vale a pena descer com calma, não vá o diabo tecê-las…
Chega-se depois a S. Bento da Porta Aberta e ali se passa sem paragens, mas não se perdem as vistas de toda a área envolvente da Albufeira da Caniçada, que dali se alcança mostrando toda a sua magnificência de uma paisagem que quase sempre se associa ao Gerês: árvores altas e frondosas a perder de vista e vistas deslumbrantes.
Passamos a barragem e a marina do rio Caldo e segue-se a caminho das Termas do Gerês. Mas logo mais à frente se para, em Vilar da Veiga, pois a noite aproxima-se e o apetite já se faz sentir.
O restaurante escolhido, “O Chana”, talvez em homenagem a um filho empreendedor, possui ambiente informal, com mobiliário rústico. Uma ementa simples, que vai da Pisa à Lasanha em forno de lenha, do Bife da Vazia ao Bacalhau, onde tudo é servido com conta, peso e medida... e no fim, a fatura é uma agradável surpresa. Cá fora a oferta de desportos náuticos, com a possibilidade de aluguer de barcos, canoas e motas de água, mas também uma parede de escalada e um campo de tiro. 

Já a noite cai quando nos pomos a caminho das Termas do Gerês. Chega-se assim ao fim de um grande dia, cheio de descobertas e surpresas, num soberbo encontro constante com a Natureza do Gerês.

Nenhum comentário: