Saturno: O Senhor dos Anéis


Saturno é o sexto planeta a partir do Sol. É conhecido desde os tempos antigos e é o planeta mais belo do Sistema Solar, destacando-se no céu pelos seus anéis característicos.
 
Galileu foi o primeiro astrónomo a contemplar o planeta através de um telescópio em 1610. O astrónomo alemão Christian Huygens em 1659 anunciou a descoberta dos anéis em torno de Saturno e em 1675 o franco-italiano Jean Dominique Cassini descobriu a separação mais marcante entre os anéis.
 
Saturno é também o segundo maior planeta do sistema solar, perdendo somente para Júpiter em tamanho. Faz parte dos chamados gigantes gasosos (Júpiter, Urano e Netuno) e é o de menor densidade. Se fosse possível colocá-lo numa banheira com água veríamos o planeta flutuar, pois sua densidade é inferior à da água.
 
A massa do planeta é constituída basicamente por moléculas de hidrogênio (75%) e hélio (25%) com traços de metano, amónia, água e poeira (“pedras”) provenientes da nuvem primordial que formou o Sistema Solar. Em seu interior, onde a pressão é suficientemente alta, as moléculas de hidrogênio são convertidas em hidrogênio metálico na forma líquida. Saturno deve ter um núcleo rochoso que representa 20% de seu interior.
 
Observado da Terra, Saturno apresenta seu sistema de anéis em diferentes orientações, representando posições relativas nas órbitas. Os anéis são tão finos que em ocasiões especiais quase desaparecem da visão quando vistos de frente.

A estrutura de seu sistema de anéis começou a ser desvendada a partir das sondas que o visitaram. Parece ser formado de pequenos corpos em órbitas independentes, cuja dimensão característica varia de cerca de um centímetro a cerca de alguns metros, estando presentes também, aqueles com poucos quilómetros de tamanho. Podem ser constituídos de “gelo” com compostos “rochosos” agregados e outros. Não há modelo conclusivo para a origem dos anéis dos planetas gasosos.

Existem no entanto em Saturno, fenómenos semelhantes aos da Terra. O primeiro é o designado “Olho de Saturno”, que é um enorme furacão encontrado no polo sul, com as características de um furação terrestre, uma autêntica janela para Saturno, mas com 8.000 Km de extensão e por isso de enormes proporções. O segundo é o hexágono do polo norte, revelado pela sonda Cassidi e que permanece como um componente fixo e semelhante ao vórtice polar da terra, mas que comporta 4 planetas iguais à terra.
 
Outro dado curioso é a da sua maior lua “Titã”, que muito se parece com a Terra, com uma extensa atmosfera semelhante à neblina, mas muito mais densa e composta de gases que poderiam ser os mesmos do início da formação da atmosfera terrestre. Na sua superfície possui ainda uma substância viscosa, intermédia entre o estado liquido e o estado sólido.
 
Em Encélado, outra lua de Saturno e a mais branca do Sistema Solar, tem a superfície coberta de gelo e possui geysers cósmicos, numa região do hemisfério sul, pelo que se sugere que existe água nesta lua. Será que existe vida em Encélado?

Estas fascinantes descobertas cientificas sobre os outros planetas do Sistema Solar, são tão importantes para nós, como entender os nossos próprios semelhantes...

Saturno: O Senhor dos Anéis, é 10º Episódio de uma série de 12 documentários relativos ao tema geral “O Universo”.

 
Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/pas58.htm ; http://www.youtube.com/watch?v=POXKprUY8sc

Nenhum comentário: