Vivemos uma sociedade
chamada de, entre outros nomes, de “sociedade de consumo”. A “bulimia” atual
atinge todas as pessoas (e deixa frustradas aquelas que, por falta de recursos,
não podem adquirir os bens cobiçados). Depois ainda é vinte e quatro horas por
dia, incentivada por anúncios mil, que inundam as ruas, os jornais, as
revistas, a televisão...
Cabe-nos perguntar porque
é que tanta gente se entrega a tal “bulimia”. Variadas são as explicações
possíveis. Nesta palestra, Yves de La
Taille defende a ideia de que vivemos numa “cultura da vaidade”, na qual as
marcas de distinção, que se associam ao status
de “vencedor”, tornam-se quase que necessárias para gozar de alguma
visibilidade social.
Ora, na maioria das vezes,
o primeiro motivo do consumo é a aquisição de marcas. Como o fenómeno não poupa
as crianças e adolescentes (clientes, aliás, muito cobiçados), e também como
ele é intimamente relacionado à construção da identidade, as medidas para
protegê-los devem necessariamente passar, para além da dimensão legal, pela
dimensão ética, mas essa ética será entendida aqui como busca de uma “vida boa”,
para si e para os seus semelhates.
O Professor Yves de La Taille, é professor titular
do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro
"Moral e Ética - dimensões educacionais e afetivas" (Prémio Jabuti
2007). Atualmente ministra aulas de Psicologia do Desenvolvimento e desenvolve
pesquisa na área de Psicologia Moral. Esta palestra foi realizada no âmbito do
Fórum Internacional Criança e Consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário