Cultura da Vaidade e Consumo


Vivemos uma sociedade chamada de, entre outros nomes, de “sociedade de consumo”. A “bulimia” atual atinge todas as pessoas (e deixa frustradas aquelas que, por falta de recursos, não podem adquirir os bens cobiçados). Depois ainda é vinte e quatro horas por dia, incentivada por anúncios mil, que inundam as ruas, os jornais, as revistas, a televisão...
Cabe-nos perguntar porque é que tanta gente se entrega a tal “bulimia”. Variadas são as explicações possíveis. Nesta palestra, Yves de La Taille defende a ideia de que vivemos numa “cultura da vaidade”, na qual as marcas de distinção, que se associam ao status de “vencedor”, tornam-se quase que necessárias para gozar de alguma visibilidade social.
Ora, na maioria das vezes, o primeiro motivo do consumo é a aquisição de marcas. Como o fenómeno não poupa as crianças e adolescentes (clientes, aliás, muito cobiçados), e também como ele é intimamente relacionado à construção da identidade, as medidas para protegê-los devem necessariamente passar, para além da dimensão legal, pela dimensão ética, mas essa ética será entendida aqui como busca de uma “vida boa”, para si e para os seus semelhates.
O Professor Yves de La Taille, é professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro "Moral e Ética - dimensões educacionais e afetivas" (Prémio Jabuti 2007). Atualmente ministra aulas de Psicologia do Desenvolvimento e desenvolve pesquisa na área de Psicologia Moral. Esta palestra foi realizada no âmbito do Fórum Internacional Criança e Consumo.



Nenhum comentário: