Buracos Cósmicos


O nosso universo "infinito" está repleto de fenómenos estranhos e violentos que podem transportar a vida. Imagine portais cósmicos onde objetos podem desaparecer ou ser lançados para outro lugar no espaço ou no tempo.

Descolemos para lugares longínquos no Universo onde cientistas procuram por buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca. Eles são meras fantasias ou fatos científicos?

O nome buraco de minhoca surgiu como uma analogia a uma larva que tenta atravessar uma maçã, onde ela não se move através da superfície, mas vai abrindo caminho através do miolo.
Se conseguíssemos encontrar um buraco de minhoca, estabilizá-lo, e posicionar uma das suas aberturas próxima da Terra e outra no centro da galáxia, o tempo passaria com velocidades diferentes entre uma extremidade e outra, enquanto dentro do túnel o tempo passaria com a mesma velocidade. Essa diferença entre as velocidades relativas das extremidades e no interior do buraco de minhoca, é que poderia fazê-lo como viajando numa máquina do tempo.
Imagine que na extremidade A, o tempo passa mais rápido que na extremidade B, então se se entrasse em A, às 12:00h, poderia sair-se em B centenas de anos antes de se ter entrado em A, ou poderia entrar-se na boca em que o tempo passa mais lentamente e sair-se do outro lado num futuro muito distante, pois do lado em que se sai, o tempo passa mais rápido.
Se houvesse um buraco de minhoca com as duas extremidades ligadas, poderíamos entrar por uma extremidade e sair no outro lado no exato instante em que entramos. E ao contrário dos buracos negros, onde tudo que entra no túnel jamais poderá sair, as viagens através de buracos de minhoca não seriam só de ida, onde poderia retornar à extremidade por onde se entrou.
Será então possível viajar no tempo por um destes buracos, quer para o futuro, quer para o passado?
Os cientistas não sabem ao certo se esses buracos de minhoca acontecem ao acaso no espaço e se por ventura possam ser criados em laboratório. Há os que dizem que a viagem no tempo através de um buraco de minhoca é com certeza muito improvável, pois a viagem no tempo traria paradoxos realmente difíceis. Um desses paradoxos ligados a essa questão é o do avô. Imagine-se que se tinha uma máquina no tempo, e que viajando ao passado eu matava o meu avô. Sendo assim, o meu avô não seria pai do meu pai, que consequentemente não me teria como filha, e eu não teria nascido para poder um dia viajar no tempo e matar o meu avô. Será que poderíamos através de uma máquina do tempo mudar a história?
É importante esclarecer que a ideia da existência de buracos de minhoca são apenas especulações. Enfim, há cientistas que afirmam a impossibilidade de viajar no tempo através de um buraco de minhoca, pois ele destruiria qualquer tentativa.
Porém, existem físicos que consideram isso possível, que alguma geração daqui a milhões de anos possa ter o domínio dos conhecimentos necessários que nós ainda não temos e que se um dia alguém aparecer à sua procura dizendo ser seu tetraneto é melhor não duvidar…
Em 1916, o astrónomo Karl Schwarzschild encontrou uma solução para a teoria da relatividade de Einstein. O trabalho de Schwarzschild revelou uma consequência impressionante da relatividade geral. Ele mostrou que, se a massa de uma estrela estiver concentrada numa região suficientemente pequena, o campo gravitacional na superfície da estrela torna-se tão forte que nem a luz consegue escapar.
Imagine-se que para lançarmos um foguete ao espaço, precisamos que este foguete tenha uma certa velocidade para que ele vença a força da gravidade da terra e chegue ao espaço. Esta velocidade, chamada velocidade de escape, é cerca de 11 quilómetros por segundo (11Km/s). Agora imagine-se a força gravitacional que se deve ter, para que mesmo a luz, que tem velocidade de 300 mil quilómetros por segundo (300.000Km/s), não consiga "viajar". Deve ser mesmo uma força incrível! Mais tarde, descobrimos que isso é o que hoje chamamos de Buraco Negro. Durante muito tempo, muitos físicos, inclusive Einstein, não acreditaram que algo tão extremo pudesse realmente ocorrer no Universo.
Mas o que são os buracos negros? Os Buracos Negros Estelares são originados a partir da evolução de estrelas massivas e portanto com massa da ordem das massas estelares. Neste caso, são os buracos negros formados pelo colapso de estrelas de neutrões.
Mas também existem os Buracos Negros Supermassivos que são encontrados nos centros das galáxias, com massas de milhões a um bilhão de vezes a massa solar, provavelmente formados quando o Universo era bem mais jovem, a partir do colapso de gigantescas nuvens de gás ou de aglomerados com milhões de estrelas.
O jato cósmico ou buraco branco porém encontra-se no início e no fim da nossa compreensão da existência e seria o outro lado de um buraco negro.
Na verdade, o Universo pode estar explodindo e implodindo, simultaneamente, num estado oscilante.
Hoje em dia podemos falar somente sobre nosso próprio Universo e do seu surgimento como um buraco branco cosmicamente jorrante, expandindo e espiralando.
Mas os astrónomos modernos, cuja descrição da física inclui gigantes vermelhas, anãs brancas, horizontes de eventos, desvios para o vermelho, quarks, neutrões, taquiões, quasars e buracos negros, estão atualmente a reconstruir uma nova e completa Cosmologia além da nossa imaginação.

Fonte: http://www.ced.ufsc.br/ http://www.youtube.com/ http://www.imagick.org.br/

Nenhum comentário: