De La Rochelle a Puy de Fou - 9º Dia - Parte II




Depois de visitarmos de bicicleta La Rochelle e já ao entardecer voltámos à autocaravana, pois era hora de partir. Embora perdidos de amores por La Rochelle, era preciso cumprir o destino e continuar viagem.

O rumo desta feita era o Puy de Fou onde queríamos ir pernoitar, e que nos foi muito recomendado por pessoas conhecidas que já anteriormente tinham vagueado por aquelas paragens.

No caminho até Puy de Fou, ainda queríamos visitar Parthenay, uma bela vila medieval, que faz parte das villages históricas francesas mais recomendadas nos roteiros turísticos e passar pela vila Donjon de Niort, para vermos o seu famoso Château.

Parthenay é uma pequena cidadezinha francesa fortificada, situada no departamento de Deux-Sèvres, na área de Poitou-Charentes e situada no meio da designada Gâtine. Está situada sobre um promontório rochoso e cercada por dois lados pelo rio Thouet.

Parthenay aparece já referida em documentos a partir de 1012. No início do séc. XIII, Parthenay ocupa um lugar estratégico na luta que opõe os reis de França e da Inglaterra, pela posse da região de Poitou. A cidade é cercada por três linhas concêntricos de fortificações, o castelo, a cidadela e a cidade medieval, cercada até à Porta de Saint-Jacques.

 
No séc. XV, Parthenay tinha a sua atividade económica concentrada ao longo da rua "la Vau Saint-Jacques", situada na parte baixa da cidade. Esta é a rua mais visitada da cidade por preservar o maior número de edificações de origem medieval, sendo por isso mesmo o local mais emblemático. As suas casas ainda hoje reúnem os principais vestígios medievais, os ”Tisserands” que podem ser observados nas fachadas das casas, onde se veem essas traves de madeira que lhes servem de sustentação, com um dos lados da madeira esculpido. Esta rua desce em direção ao Portão Saint-Jacques do século XIII, assim chamado pelos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, que por ali pernoitavam.

 
A partir do final do séc. XI, desenvolveu-se nas margens do rio Thouet, no bairro de Saint-Jacques, um famoso artesanato têxtil realizado pelas mulheres da cidade.

 
Após termos percorrido cerca de 40 Km parámos em Niort, junto do seu histórico castelo. O Château de Niort é um castelo medieval, composto por duas torres quadradas, ligadas por um edifício do séc. XV que e domina o Vale de Sèvre Niortaise. Os dois torreões são a única parte remanescente do castelo, que foi iniciado por Henrique II de Plantagenet e completado por Ricardo Coração de Leão.

 
A origem do castelo e da cidade tem muito interesse histórico. Após o casamento de Henrique II com Eleanor de Aquitânia, o rei inglês recebeu como dote os domínios de sua esposa, ficando a coroa inglesa a controlar a maior parte do oeste de França. Precisando de uma base segura para manter os laços com a Inglaterra, Niort foi estrategicamente fundada como local onde Henrique II poderia manter uma guarnição e suprimentos de pessoal e armas.

 
Hoje o castelo abriga um museu que exibe principalmente móveis da época medieval e uma extraordinária variedade de trajes que foram usados ​​nas aldeias da região até ao início do séc. XX.

 
A partir de Niort, seguimos viagem para ser realizada a última etapa até a Puy de Fou. Como sempre fomos os últimos a chegar à área de parqueamento de Puy de Fou, passava já da meia-noite. Mais de vinte filas de autocaravanas, cada uma com mais de vinte e cinco autocaravanas, confirmaram a importância e o interesse turístico do local.
Fonte: http://www.trekearth.com/  http://en.wikipedia.org/ http://www.espacoerrante.blogspot.pt/

Nenhum comentário: