Os Planetas Exteriores


Plutão (segundo a mitologia grega, Pluto = rico) tem aproximadamente 1/5 da massa da Terra, sendo inferior à Lua. No seu movimento de translação dá uma volta em redor do Sol de 248 anos e desse tempo, passa 228 anos além da órbita de Neptuno.

Encontra-se a 4 biliões de milhas do Sol e por isso a sua temperatura será à volta de -225º.

A exemplo de Neptuno, Plutão foi descoberto matematicamente devido às pequenas perturbações observadas nas órbitas de Úrano e Neptuno. Foi descoberto em 18 de fevereiro de 1930, por Clyde Tombaugh, um astrónomo amador que tinha sido contratado pelo diretor do Observatório Lowell.

Desde a década de 30 e após 76 anos (durante aproximadamente 3 gerações), marcando presença em inúmeros livros e no mapa solar como planeta integrante do Sistema Solar, Plutão sofreu uma redefinição planetária, sendo “descriminado” em relação aos restantes planetas de maiores dimensões.

Assim e a partir de agosto de 2006 o Sistema Solar que contava com nove planetas passou a figurar com apenas oito, devido a uma mudança feita pela União Astronómica Internacional, que alterou a sua definição oficial de planeta igual aos outros, e Plutão foi rebaixado à categoria dos planetas-anões ou planetoides, não só devido à sua massa, mas também por ter uma órbita “singular ou atípica” em volta do Sol.

Mas mesmo despromovido, Plutão, talvez cansado de ser o alvo de tantos telescópios para ele virados, continuará no lugar do costume, impávido e sereno na sua insignificância e órbita “atípica”, responsáveis pela sua despromoção. Mas tem um consolo, a permanência do seu nome eterno, “Plutão ou Pluto”, e mesmo tendo sido despromovido, sobreviverá com dignidade a todas as reputações, talvez até à extinção do próprio Universo…

Assim, devido às mais recentes descobertas, o novo mapa solar, é constituído por vários planetas anões além de Plutão, como Éris (o maior de todos), Ceres (situado na cintura de asteroides), Haumea e Makemake, que são planetas como os outros do Sistema Solar, pois orbitam todos à volta do Sol.

Com o objetivo de estudar Plutão e suas luas Caronte, Hidra e Nyx, em janeiro de 2006 os EUA lançaram a nave New Horizons, que deverá atingir o astro em julho de 2015.

Em relação aos outros planetas exteriores do Sistema Solar, Úrano é o sétimo planeta mais distante do Sol e situa-se entre as órbitas de Saturno e Neptuno e tem pelo menos 27 satélites conhecidos.

O seu diâmetro é de cerca de 51 mil km, isto é, 4 vezes maior que a Terra. Umas das mais interessantes características de Úrano é sua inclinação axial, próxima a 90º, ou seja, Úrano praticamente rotaciona "deitado".

Comparada com os outros planetas gasosos (ou jovianos), a sua atmosfera superior é muito calma e devido à inclinação do seu eixo de rotação, apenas uma parte do planeta é iluminada enquanto a outra passa por períodos de até 42 anos na escuridão. Este fenómeno é único no Sistema Solar, provocando no planeta profundas mudanças de circulação atmosférica.

Outro dos planetas exteriores é Neptuno, o oitavo planeta do Sistema Solar. Em Neptuno a atmosfera é densa, formada por hidrogênio, hélio e metano, todos em estado gasoso.

Apesar de emitir muito mais energia do que recebe do Sol, a sua temperatura é de cerca de -193º.

Orbitando muito longe do Sol, Neptuno recebe muito pouco calor, mas seus fenómenos atmosféricos são consideravelmente ativos. Em Neptuno os ventos sopram em sentido oeste e podem atingir mais de 2 mil km/h. Isso ocorre provavelmente devido à falta de atrito da atmosfera com a superfície, onde irregularidades como montanhas tendem a frear o vento. Esses violentos ventos são responsáveis pela formação de grandes furacões, entre eles a Grande Mancha Negra - GMN, uma gigantesca tempestade do tamanho da Terra e que forma um enorme buraco na atmosfera do planeta, através do qual pode observar-se mais profundamente a sua atmosfera.

A observação direta dos cinco anéis de Neptuno só foi possível em 1984, devido à ocultação de uma estrela.

"Os Planetas Exteriores", é 11º Episódio de uma série de 12 documentários relativos ao tema geral “O Universo”.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zT51OjSWT-4 ; http://uranoort.no.sapo.pt/ ; http://pt.wikipedia.org/ ; http://www.srhype.net/

Nenhum comentário: