A chegada a Talmont Sur Le Gironde aconteceu já ao final da tarde e antes de anoitecer queríamos visitar toda a vila.
Talmont sur Le Gironde que é conhecida na região como a "Pérola do Estuário", é também uma das mais
belas aldeias de França, construída em 1284 e candidata a “village historique”. A
antiga vila medieval do séc. XIII é toda murada, constituindo uma fortaleza
situada numa bela península, que conserva ainda muitos vestígios da sua antiga
história.
Entra-se na península e logo se observa que o istmo é estreito, podendo ver-se a água do estuário de ambos os lados da estrada. O cenário está logo à entrada garantido e logo se observa um grande estacionamento com algumas árvores, que espera por nós.
Estacionada a autocaravana sob uma tília venerável, a visita a esta "cidade fortificada" da Idade Média, tem obviamente que se fazer a pé, uma vez que estamos numa vila medieval, com ruas muito estreitas, onde não é possível perdermo-nos pois todas vão dar à sua igreja construída no séc. XII.
O empolgante percurso pedestre obviamente compreende uma rede de ruas, que não mudou desde há oito séculos e podemos comprar logo à entrada um plano guia da vila medieval.
A partir do portão da cidade podemos caminhar para o promontório pela Grand Rue du Port, onde na caminhada começamos por passar pela margem direita do riacho que do lado esquerdo da península vai desaguar ao estuário.
A caminho do penhasco e do porto, observamos os barcos de pesca ancorados a ancoradouros em palafitas, bem como as tradicionais e famosas construções de pesca em casas palafitas, que servem para pescar na maré cheia. Estas construções são o mais distinto e etnográfico do lugar, onde com uma espécie de rede caracoleira guinchada do posto de trabalho (uma casa cujos alicerces estão armados em paliçada na encosta sobre a praia), a uns bons dez metros de altura, coberto e sentado, uma espécie de pesca profissional de cana na praia, mas com rede.
A Rue des Fleurs leva-nos ao Promontório do Castelo velho onde o olhar se estende pela costa e pelo Estuário Le Gironde, até ao Pointe de Grave. Ali se vê uma praça rodeada pelos restos de muralhas, construídas sob as ordens do rei Eduardo I de Inglaterra, em 1284.
Depois caminha-se circulando-se as muralhas, sempre com vista sobre Le Gironde, apreciando os aromas marinhos tão especiais naquela península que tanto se assemelha a um navio.
Fonte:
http://www.pays-royannais-patrimoine.com/ ; http://www.location-et-vacances.com/
; http://villagesdefrance.fr/
Nenhum comentário:
Postar um comentário