Rochefort e Chegada a La Rochelle - 8º Dia - Parte III


Após a visita a Brouage seguimos viagem para Rochefort-sur-Mer. Rochefort é uma antiga praça da armada francesa e ainda hoje possui um grande quartel com oficinas de construção e manutenção de embarcações. No antigo quartel está instalado um museu vivo de arte marinheira, possuindo nos estaleiros uma escola de artes de construção marítima, onde se fazem réplicas de antigos navios, além de uma escola de marinheiros.

Em Rochefort optámos pela visita ao Museu da Marinha e da Construção Marítima, onde podemos observar de perto as técnicas de construção de antigos navios, onde jovens e menos jovens trabalhavam lado a lado, na construção de uma réplica de uma antiga e enorme caravela, l'Hermione.
 
L'Hermione, é uma réplica do famoso navio que levou o Marquês de La Fayette para a América em 1780, para lutar na Guerra da Independência contra os ingleses, que estava aos poucos a ser construído, principalmente por voluntários.

A chegada a La Rochele ao final da tarde, levou-nos de imediato para a AS, situada para lá da ponte, num bom parque misto, com ligações à luz elétrica, zonas relvadas junto ao parque de autocaravanas e com paragem de autocarros, que nos permitia com facilidade e de hora a hora, apanhar transporte para a cidade até à meia-noite.


Chegámos a La Rochelle já caía a noite e fomos de imediato procurar a AS, situada na cidade nova, aconchegada junto ao rio e após passarmos a ponte. A belíssima AS, muito sossegada e confinar com o rio, possibilitava a pesca e o relax.

Como a viagem até La Rochelle tinha sido calma e de poucos quilómetros, fechámos a autocaravana e fomos naquela noite até à cidade velha. A viagem curta de navette conduziu-nos à descoberta da cidade velha numa noite alegre e muito animada. Era sábado, verão, e talvez por esses dois motivos a animação da zona velha da cidade estava ao rubro.

Logo à saída paramos, no átrio junto da catedral para ali assistir a um magnífico concerto ao ar livre de cerca de uma hora. Um numeroso grupo musical de jovens dos 18 aos 30 anos animava a noite, mostrando-se todos muito versáteis e exímios instrumentistas. O grupo musical, numa miscelânea musical entre o rock e o jazz, encantou os passantes com reportório musical de muito bom gosto.

Acabada a função, caminhámos até ao porto velho que surpreende logo à chegada, com a sua marinha repleta de embarcações, protegida por altas muralhas e três torres de vigia.

O Vieux Port é o principal ponto turístico da cidade, que fica situado bem no coração da cidade. É uma zona pitoresca e repleta de restaurantes, onde são confecionados os mais variados e frescos frutos do mar. 

É um porto protegido por velhas muralhas, que protegem a cidade desde a época dos corsários e é um prazer passear à noite pelos seus velhos caís, onde muitos artistas de rua animam as noites e onde se podem encontrar inúmeras bancas com artesanato, produtos gastronómicos da região e roulottes de comes e bebes.

Nas ruas da cidade velha que partem todas do Vieux Port, estão repletas de belos edifícios do Renascimento onde sobressaem as arcadas. À volta do porto observam-se belas casas medievais com tabiques de madeira e ardósia, e belas habitações dos séculos XVII e XVIII.

A cidade velha está muito bem preservada. Durante o dia no porto, podem apanhar-se barcos para se fazerem viagens para a Île d'Aix e para o Fort Boyard (o lugar onde se realizava um famoso programa de TV internacionalmente conhecido e designado também com o nome "Fort Boyard", transmitido também em Portugal na década de 90, criado por Jacques Antoine e filmado nessa verdadeira fortaleza, situada ao largo da Costa Oeste de França).


A noite estava tão animada que nos reteve até cerca das 03h00 da manhã, o que nos dificultou o regresso à AS. Por sorte passou por nós um simpático taxista que já estava fora de serviço, mas que parou para saber para onde íamos, a fim de chamar um seu colega que fizesse o serviço. Como ia para o mesmo lado do que nós, acabou por nos levar. O interessante foi quando descobriu que eramos portugueses revelando muita satisfação por encontrar patriotas inesperados. Embora nascido em França mas de raízes familiares em Pombal, mostrou-se muito satisfeito por poder desenferrujar a sua língua portuguesa.


Fonte: http://dicasdefrances.blogspot.pt/ http://pt.franceguide.com/ www.espacoerrante.blogspot.com/ http://theceliachusband.blogspot.pt/

Nenhum comentário: