Páscoa - Serra da Lousã e Serra do Açor

Nas férias da Páscoa de 2011, por não serem já o que eram, e ainda devido a trabalho do marido e filha, ficámos com apenas 4 dias para viajar. Foram escolhidas desta feita as Serras da Lousã e do Açor, que nos proporcionariam o descanso merecido, em comunhão com a Natureza.

São ambas áreas protegidas e lugares onde a água das ribeiras é uma presença constante, e mesmo que nos afastemos dos seus leitos, o som cantante das suas águas perdura. Talvez por ser um lugar onde as ribeiras tanto são fios mirrados de água, como se transformam em torrentes bravias.
Nestas duas serras encontra-se a vegetação atlântica com a vegetação tipicamente mediterrânica, dando por isso origem a uma vegetação muito rica na sua diversidade, com um belo estrato arbustivo, onde encontramos a urze, o rosmaninho, a carqueja e a giesta, e belas árvores, como o castanheiro, o carvalho, loureiros, medronheiros, azereiros entre outras. Nas orlas da floresta, junto das aldeias surgem os pequenos olivais, as hortas, os cultivos de cereais e os pomares de cerejeiras e outras árvores de fruto.

Na Serra da Lousã, situada entre dois rios, o rio Ceira e o rio Zêzere, podemos encontrar cumeadas redondas como bojos de ânfora, vertentes abruptas, vales encaixados como se fossem obra de violentos golpes de cutelo ou ribeiras vertiginosas que aplainam a rocha.
A Serra do Açor localiza-se entre a Serra da Estrela e a Serra da Lousã, onde os terrenos são basicamente xistosos, que em tempos, foram usados para o cultivo de uma agricultura de subsistência.

Estas duas serras vizinhas formam o elo de uma formidável cadeia de montanhas a que se dá o nome de Cordilheira Central. A Serra da Lousã não é a mais alta nem a maior de todas, mas é sem dúvida uma serra de uma enorme grandeza.
Na Serra da Lousã além de querermos percorrer as suas estradas, que serpenteiam a serrania, queríamos passar uns dias na bela e recatada vila de Góis. Na Serra do Açor iriamos visitar a Fraga da Pena e numa das suas encostas, a lindíssima aldeia do Piódão, que é considerada uma das mais bonitas de Portugal, que está classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“.

O percurso escolhido para esta incursão pelas serranias do centro do País foi:

1º Dia: Casa; Serra da Lousâ; Góis;

2º Dia: Góis;

3º Dia: Góis; Serra do Açor; Fraga da Pena; Piodão;

4º Dia: Piodão; Serra do Açor; Casa.

Fonte: http://www.quintadoriodao.com/ Wikipédia.org / http://km stressnet.blogspot.pt/

Nenhum comentário: