Visita a Góis - Parte IV

Depois da visita à Igreja Matriz voltamos para trás, cortamos na segunda rua à esquerda, para a Rua Olinda Ferreira Dias Nogueira. Caminhamos agora para dentro da mais velha parte do “burgo”, passando por lojas medievais e casas que estão neste lugar já a vários séculos. Do lado esquerdo situa-se um velho edifício cinzento com um pátio que outrora foi uma escola. O único vestígio desta é um azulejo de um forte azul, colocado no poste do portão que diz, ‘Um amigo falso é o pior dos inimigos’, uma frase antiga mas sempre muito atual.

Encontramos aqui casas que, pertenceram outrora a judeus, que estavam proibidos de possuírem bens imóveis. Assim, apenas podiam fazer uma vida de comerciantes e negociantes na vila.

No fundo da rua, do lado esquerdo, podemos ver uma arcada em pedra que tem um distinto padrão mourisco. Outra casa, com um peitoril bastante gasto pelo tempo, diz-se ser a entrada para a casa dos Templários. Estamos, agora, no velho Largo do Terreirinho, que, provavelmente era o centro da velha vila de Góis.
Caminha-se pela ruas de Vila de Góis. As ruas estreitas de calçada juntam-se no centro histórico, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, mais conhecido por Largo do Pombal. Francisco Inácio Dias Nogueira foi um político e antigo presidente da Câmara Municipal de Góis, além de empresário. Viveu em Góis em finais da monarquia e início da 1ª República e foi ele quem instalou a Central Hidroelétrica de Monte Redondo.

Entramos então no espaçoso Largo do Pombal. Até 2007 teve aqui lugar a praça do mercado semanal, mas o largo foi recentemente renovado.
No topo da praça encontramos a imponente Igreja da Misericórdia que com orgulho carrega a inscrição ‘500 anos’. Em frente da Igreja situa-se um velho fontanário ornamentado, uma fonte do séc. XVI e algumas casas solarengas.

Esta é uma fonte de espaldar constituída por duas colunas, com frontão interrompido em volutas no cimo, duas bicas e, no centro, um busto. Encontra-se num nível inferior da via pública, sendo o seu acesso feito através de um lance de escadas. É crença por terras de Góis, que os casais que ao mesmo tempo beberem das suas águas (um em cada bica), viveram para sempre juntos.
Por detrás do fontanário encontra-se uma nascente muito antiga, lindamente decorada com azulejos azuis e amarelos hispano-árabes (cerâmica de Sevilha) do século XVI. Para a poder ver melhor, ou fotografar, é possível abrir a porta vítrea de proteção.

Antes da República (até o dia 05/10/1910) este largo estava embelezado com uma coroa real dos “Braganças”, que segundo reza a história, foi deitada abaixo depois do dia da Implementação da República.
Segue-se por uma estreita rua que desce ligeiramente e num pequenino largo, antes da rua fazer uma volta à esquerda, observa-se à esquerda um portão que dá entrada para um pequeno pátio. É o pátio da casa de Alice Sande. Encontramos ao portão o seu marido e viúvo que nos acolheu com gentileza.

Neste local, conforme documentação histórica existente e recente pesquisa arqueológica, ter-se-á erguido, em tempos remotos, o primeiro Paço dos senhores de Góis (os Silveiras) – os “Paços velhos”. A casa atual poderá manter alguns vestígios do antigo palácio, no entanto, à primeira vista, dessa construção atualmente pouco resta.
Hoje, a casa pertence à Câmara Municipal de Góis, por doação, em legado testamentário, da última proprietária, a pintora e miniaturista Alice Sande, com raízes familiares na terra, que passou parte da sua vida em Góis. O compromisso da Autarquia é abrir ao público a Casa-Museu Alice Sande.

Atualmente está a decorrer o trabalho de inventariação do espólio doado pela artista ao Município.

Fonte: http://www.goisproperty.com/ http://www.igogo.pt/ http://www.trivago.pt/ http://www.cm-gois.pt/

Nenhum comentário: