Visita a Mérida - Parte III

Sai-se do portão de entrada para a cerca onde se encontram o Teatro Romano e o Anfiteatro, e caminha-se pela praceta em direção do Museu de Arte Romana, que fica do lado oposto. Em frente do museu para-se um pouco, faz-se um pequeno lanche e só depois se entra. Naquele dia a entrada era gratuita e o museu encontrava-se com muitos visitantes.
O edifício de arquitetura contemporânea foi construído propositadamente para albergar as inúmeras peças expostas, é belíssimo e de uma grandiosidade espantosa, além de ser magnificamente luminoso e arejado, possuindo uma arquitetura fantástica.

O Museu Nacional de Arte Romana de Mérida, é uma obra do prestigiado arquiteto Rafael Moneo e foi inaugurado em 1986. No seu interior conserva peças da antiga civilização romana, que tantas marcas deixou na cidade. Resultantes das escavações junto ao teatro e das casas romanas, entre outros lugares. Contem lápidas funerárias, cerâmica, peças de vidro, moedas, esculturas, pinturas e lindos mosaicos. Na parte inferior do recinto desenrolam-se escavações arqueológicas.
O museu oferece uma síntese da vida numa das principais colónias da Hispânia romana, Augusta Emérita, que foi promovida posteriormente a cidade principal da Lusitânia e que com o passar do tempo, se converteu na primeira capital efetiva da Hispânia.


Alberga os achados encontrados no Conjunto Arqueológico de Mérida, que foi declarado Património Mundial pela UNESCO. A mostra é muito diversificada, sendo as mais emblemáticas os belíssimos mosaicos, as esculturas de onde se destaca o busto do Imperador Augusto, epígrafes e vários documentos, que nos dão uma visão bastante alargada de muitas facetas da vida cotidiana da colónia romana Augusta Emerita, mandada fundar por Augusto depois de um dos episódios das Guerras Cantábricas, que nos põe a par do processo de romanização da antiga Hispânia.

No final da visita ao Museu de Arte Romana, ainda demos uma volta no comboio turístico pela zona antiga da cidade, antes de regressarmos à autocaravana, para ainda naquela noite encetarmos a última etapa da viagem, a caminho de casa.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.travelinginspain.com / http://www.españaescultura.es

Um comentário:

Anônimo disse...

bookmarked!!, I really like your site!
My web page > boxbcn