Verão de 2011 - Galiza

Os dias de verão de 2011 foram quase na totalidade passados no fresco jardim de nossa casa. A nossa casa embora seja o local onde passamos grande parte das nossas vidas é o lugar onde melhor nos sentimos e por isso nunca nos cansamos dela. E quando queremos realmente descansar, é nela que encontramos o sossego merecido, depois de um ano de intenso trabalho.

No entanto e antes de se iniciar um novo ano de trabalho, não há nada como espairecer noutros lugares, enveredar por caminhos desconhecidos, buscando novos destinos, fazendo do viajar uma missão. Descobrir novas terras e recantos ignotos, suas paisagens, suas gentes e costumes, que compartilham connosco saberes e sabores…
Por isso, no verão de 2011, foi eleita a Galiza, para nela serem passados os últimos dias de férias. A zona escolhida não encerra grandes novidades, uma vez que é um dos lugares para onde nós vamos habitualmente desde à muitos anos, mas que nos dá sempre algo de novo. São lugares onde o ritmo da vida mudou pouco ao longo dos séculos e, por isso, são garantia de dias de férias de grande tranquilidade.

A Galiza situa-se perto de Portugal, aqui mesmo ao lado, onde os antigos gregos viram o fim do mundo; onde estava situado o Finies Terrae do Império Romano, "o lugar onde a terra acaba"; era a Terra da Juventude dos Celtas; o lugar que Homero um dia disse que “o sol terminou a sua volta para nascer, uma vez mais, no dia seguinte, a Este”.



A Galiza, o País Verde de Espanha”, está protegida até agora, do turismo de massas. É por isso um destino escolhido por muitos que preferem o sossego, ao bulício.

Na Galiza pode encontrar-se a hospitalidade como quase já não existe noutros locais turísticos de Espanha. Praias de areias brancas, com vários quilómetros de extensão convidam-nos a tomar um banho, dar um mergulho, pescar… No verão, muitas das praias não têm praticamente ninguém. Perto delas, a montanha e os lindíssimos campos de golf sempre verdes, com os seus pinheiros e eucaliptos, que nos convidam a um passeio a pé.

Com uma constante e suave brisa, até no verão a temperatura é amena, mesmo nos meses muito quentes. Graças à corrente quente do golfo, as praias têm águas com boa temperatura, onde se pode tomar banho até Outubro.

Depois o peixe e os mariscos abundam e como consequência, a cozinha galega oferece uma ampla variedade de pratos como polvo, peixes variados, santolas, lagostas, mexilhões, amêijoas… que se podem degustar a qualquer hora do dia.

Assim sendo o percurso para ir e voltar foi:

1º Dia - Partida de casa /Vila Nova de Cerveira;

2º Dia - Vila Nova de Cerveira / Citânia do Monte Santa Tecla / La Guardia / Baiona;

3º e 4º Dia - Baiona;

5º Dia - Baiona / Sanxenxo / O Grove;


6º e 7º Dia - O Grove; La Toxa;


8º Dia - O Grove / Chegada a casa.

Fonte: http://www.rotas.xl.pt/ http://galicia.costasur.com/pt/

Nenhum comentário: