Visita a Almagro - 2º Dia - Parte V

Saímos do Almacén de los Fugger (Armazém dos Fúscares) e caminhámos através da Calle Diego de Almagro na direção sul da cidade e mais à frente encontrámos a Iglesia de Madre de Dios. Esta igreja bastante simples no exterior, tem um estilo de transição entre o gótico tardio e renascentista. Tradicionalmente la leyenda la une con el recuerdo de Diego de Almagro.Tradicionalmente a lenda liga-a com a memória de Diego de Almagro.

No seu interior é uma “igreja de salão”, muito frequente em toda a região de La Mancha. As naves, amplas e luminosas, estão cobertas por abobadas cruzadas assentes em grossas colunas.

Nas grossas paredes existem altas janelas, formadas por arcos que dão à luz interior um efeito claro em oposição ao que acontece com os vitrais góticos, cuja luz fica colorida, escurecendo o interior. TLa iglesia cuenta con dos portadas barrocas en los lados norte y sur y una torre inconclusa proyectada en el siglo XVII por arquitecto Benito de Soto, vecino de Almagro.em duas portas barrocas no norte e sul e uma torre inacabada, concebida no séc. XVII pelo arquiteto Benito de Soto, um residente de Almagro.
A fachada, com grandes contrafortes, tem uma grande roseta de tijolo datado 1602 que lança uma luz crua sobre o altar. A torre, inacabada e construída no lado direito da fachada é obra de Benito de Soto, Almagro vizinho arquiteto, no séc. XVII.

Esta igreja está localizada no que foi o Hospital de Nossa Senhora, em lotes comprados pela cidade em 1546. Foi uma igreja construída a partir de 1543, graças à ajuda do conquistador Diego de Almagro, com trabalhos liderados por Enrique Egas, o Jovem, mas só foi terminada em 1602, por razões económicas, como está indicado no escudo da fachada.
Ao lado estendem-se os recentemente reaproveitados edifícios do antigo Hospital de S. João de Deus. Este edifício do séc. XVII, era composto outrora por diversas unidades que abrigavam um hospital e convento, que teve grande utilização e desenvolvimento significativo, durante os séculos XVII e XVIII.

Hoje é o Teatro Hospital de S. João de Deus, um espaço renovado para a sua nova função teatral, com um moderno palco ao ar livre, recentemente construído com todos os requisitos técnicos mais modernos, onde normalmente atua a Companhia de Teatro Nacional.
Caminha-se por larga e longa estrada empedrada (Calle Diego de Almagro), com casas baixas caiadas de branco e mais à frente, do lado esquerdo, lança-nos um olhar convidativo, o antigo Convento de la Encarnación. Era um mosteiro que servia de abrigo a mulheres da Ordem Dominicana, viúvas e irmãs ou familiares dos cavaleiros da Ordem de Calatrava.

A sua igreja destaca-se como um elemento importante da arquitetura de Almagro. O seu interior em cruz latina, tem muitos traços maneiristas, acentuados na abside, que é coberta por uma enorme vieira.

A nave é dividida em duas partes e é coberta por uma abóbada de berço com arcos transversais e lunetas. Na primeira seção é decorada com o brasão da Ordem de Calatrava, onde aparece a data de 1597. Las capillas de poca profundidad, se abren entre las pilastras toscanas que componen el muroAs capelas laterais rasas, estão abertas entre as colunas toscanas que compõem a parede. O cruzeiro destaca as telas com pinturas com San Juan Bautista, San Juan Evangelista, San Diego e San José.

La nave dividida en dos tramos, se cubre por bóveda de cañón con arcos fajones y lunetos; el primer tramo se decora con el escudo de la Orden y debajo aparece la fecha de 1597, fecha d edinalización de la Iglesia.Del exterior merece la pena destacar la portada de accO segundo corpo da igreja foi construído no séc. XVIII, quando o Conde de Valdeparaíso foi nomeado padroeiro do Convento, doando dinheiro para a reparação da igreja e construção de um novo altar-mor, que está decorado com o belo casaco usado pelos Condes de Valdeparaíso.

Nenhum comentário: