Visita a Almagro - 2º Dia - Parte VI

Pela Calle de las Dominicas encaminhamo-nos para o Caminho de Calatrava, uma das principais avenidas da cidade de Almagro e pelo caminho encontramos o bairro aristocrático com alguns palácios, que nos trás de volta os séculos mais esplêndidos da cidade.  Aqui podemos admirar muitas casas brasonadas, como El Mayorazgo de los Molina, Los Rosales, La Casa del Prior ou El Caplet de las Bernardes. Como exemplos da arquitetura palaciana de La Mancha (casas de rés-do-chão apalaçadas), existem os palácios de Maestri, dos marqueses de Torremejía ou o Palácio dos Condes de Valparaíso.

Caminha-se para este e quando se chega ao nó de estradas que se cruzam com o Caminho de Calatrava, observa-se ao longe o Convento de la Asunción de Calatrava. É um dos três conventos situados extramuros, fora do que foi o recinto amuralhado da antiga cidade de Almagro, junto do Convento de San Domingo e do Convento de Santa Catalina, todos ali situados bem perto uns dos outros.

Foi fundado pelo Comendador Gutiérrez de Padilla entre 1519 e 1544 para as religiosas da Ordem de Calatrava, sob a proteção da Virgem de la Asunción. Habitado entre 1827 e 1836, pela Ordem de Calatrava, também serviu de quartel depois da sua restauração em 1860, para voltar a ser ocupado por monges Dominicanos em finais do século.

A igreja do convento foi a primeira a ser edificada. Estruturalmente é gótica com elementos renascentistas. Destaca-se ao longe a sua torre retangular, gémea da torre da Igreja de San Domingo.

O seu claustro é a parte mais interessante do conjunto, de planta retangular com duas galerias de pórticos, com colunas jónicas toscanas. O pátio aparece circundado por sete portas e duas janelas com rica talha plateresca. A bela escada possui sólidos corrimões em pedra, trabalhados em estilo gótico.

Convento de la Asunción de Calatrava-Convento de la Asunción de CalaAli perto também se observa o Convento de Santa Catalina, que alberga hoje o Parador Nacional de Turismo. Foi habitado pelos franciscanos a partir de 1612 e o conjunto primitivo foi habilmente reconstruido. O convento foi mandado construir por Jerónimo de Ávila no séc. XVII, segundo a vontade de sua defunta mulher.

Já a caminho da autocaravana para a partida de Almagro pelo Caminho de Calatrava, observa-se num pequeno largo a Iglesia de San Blas. É ali que se encontra sediado o Museu Etnográfico, considerado o museu mais completo da região de Castilla - La Mancha. Este museu nasceu da iniciativa privada de uma família almagreña, com o fim de dar a conhecer as origens da cultura popular espanhola às gerações vindouras.
Fonte: http://www.turismocastillalamancha.com / Wikipédia.org / http://www.donmartinrural.com

Nenhum comentário: