Educação Hoje


"A Escola não é problema só da escola, a escola é um problema da cidade, ou nós criamos uma cidade educativa, uma cidade envolvida com a educação de um modo geral, ou não teremos nem cidade, nem sociedade, nem Ser Humano."   

Viviane Mosé



"A Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenómeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.

Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, a educação coincide com os conceitos de socialização e enculturação, mas não se resume a estes."

 
A educação é, e sempre foi, um assunto sério e não é, nem hoje, nem ontem, nem no futuro, um assunto a aligeirar ou banalizar. Com ela estão em causa comportamentos, formações pessoais e socias dos indivíduos como um todo, direitos e deveres dos cidadãos…

Todos sabemos que a educação vai sofrendo mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com os grupos aos quais ela se aplica e se ajusta, sendo aqui que reside a sua principal importância e cuidado, pois está em causa o próprio padrão da sociedade.

É por isso que é necessária uma educação básica de qualidade, mas também se deve investir na educação profissional e na educação superior, não se podendo descurar qualquer delas. Para isto ser uma realidade, deve ter o envolvimento de todos: pais, alunos, auxiliares de educação, professores e gestores.

Viviane Mosé (Café Filosófico - CPFLCultura)  trás-nos neste video, o complexo tema da Educação, tendo em conta a contribuição  do  pesquisador e professor catedratico Rui Canário, do Instituto de Educação de Lisboa (Universidade de Lisboa).

Diz-nos que "Temos que criar uma sociedade respeitosa, com pessoas sensiveis esteticamente, que são pessoas mais éticas. Quem é sensível a um sofrimento, também é uma pessoa respeitosa. Pessoas plastificadas não podem ser pessoas éticas"...

 

Nenhum comentário: