Igreja Saint-Eustache, Les Halles, Paris

Situada em Les Halles, uma antiga área de mercados de produtos frescos de Paris, a igreja tornou-se uma igreja paroquial em 1223. A construção da capela inicial deve-se a um homem chamado Jean Alais, que ali ganhou muito dinheiro, na venda de cestas de peixe nas proximidades. Convicto da generosidade divina, Jean Alais mandou ali construir uma capela dedicada a um mártir romano.
A construção da igreja atual começou em 1532, e finalmente concluída em 1637. O nome da igreja refere-se Saint-Eustache, um romano do séc. II d.C., que foi queimado, juntamente com a sua família, por se ter convertido ao cristianismo.
A igreja cujo projeto é atribuído ao italiano, Domenico da Cortona, foi construída em estilo Gótico, com uma estrutura composta por muitos detalhes renascentistas.
A igreja tem um comprimento de 105m e 33.45 m de altura. Na fachada principal, a torre do lado esquerdo foi concluída em estilo renascentista, enquanto a torre direita ficou inacabada. Os aspetos dianteiros e traseiros proporcionam um contraste notável, entre a frente sóbria e clássica e a traseira exuberante, que integra formas góticas e organização com detalhes clássicos.
No seu belíssimo e rico interior, destaca-se um órgão com 8000 tubos, o maior de França, superando os órgãos de Saint Suplice e da Notre Dame de Paris. O órgão foi construído originalmente por Ducroquet e mais tarde modificado sob a direção de Joseph Bonnet. A escultura feita em prata de Keith Haring, encontra-se numa capela da igreja, dedicada à memória da epidemia de mortes por SIDA, na década de 1980.
No exterior à entrada da Igreja a L’Ecoute, a escultura de Henri de Miller faz-se notar. 
Fonte: Wikipédia.org  / http://www.saint-eustache.org/edifice.php

Ler mais em: http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Saint-Eustache,_Paris&prev=/search%3Fq%3DIgreja%2BSaint-Eustache,%2BLes%2BHalles,%2BParis%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1192%26bih%3D601%26prmd%3Dimvns&sa=X&ei=HkL0T6aVF6ao4gTG3KTYBg&ved=0CHQQ7gEwAA

Nenhum comentário: