Sintra - Noite do 3º Dia - Caminho da Luz, Lumina


Ponto 9 – Projeção interativa – “Parque dos Castanheiros”
Já bem perto da Vila Velha, uma projeção interativa chama a nossa atenção, é o Parque, uma instalação com uma forte mensagem ecológica em que o crescimento de uma floresta virtual é determinado pela atenção que recebe por parte do público. Ao fazer movimentos positivos com o corpo, o público pode gerar novas árvores ou fazer crescer as já existentes. Se uma árvore for deixada sem atenção durante muito tempo vai minguar e eventualmente desaparecer. Este trabalho pretendia demonstrar a relação direta entre a ação humana e a preservação da natureza.

Ponto 10 – Edifício do Museu do Brinquedo – Nome: “Pin-Ball Os Plasticos”
À entrada do centro histórico esperava-nos uma projeção interativa, que transformava a fachada o Museu do Brinquedo num brinquedo gigante. Era uma máquina de flippers (pinball) gigante, em que a própria traça do prédio era uma parte do jogo. Janelas, colunas, etc. são obstáculos para a bola.

Tal e qual como nas máquinas de flippers, aqui também existe uma história, inspirada numas personagens criadas por Nuno Maya e Carole Purnelle com lixo que o mar devolve para as praias. Com a bola de flippers, pretendia-se que se destruíssem esses bonecos, que apareciam projetados durante o jogo, sensibilizando daquela forma os espectadores para uma causa ecológica. O próprio público controlava o jogo, através de uma plataforma idêntica a uma verdadeira máquina de flippers, situada na rua em frente do edifício do Museu do Brinquedo.
Ponto 11 – Mais à frente em pleno Centro da Vila, novamente podemos ouvir Ruy de Carvalho, projetado no Palácio Nacional de Sintra, recitando os velhos versos, mas sempre atuais do Poema “Camões” (1825), de Almeida Garret.
“Oh! nobres paços da risonha Sintra
Não sobre a roca erguidos, mas poisados
Na planície tranquila, — que memórias
Não estais recordando saudosas
Dos bons tempos de Lísia!”…

Fonte: http://www.sintraromantica.net/ http://www.streetartportugal.com/

Nenhum comentário: