Belém - 3º Dia - Chegada a Lisboa e Visita ao Museu Nacional dos Coches - Parte I

Depois de se ter visitado o Palácio da Pena, partimos com rumo a Lisboa. A viagem feita já de noite foi rápida e lá chegados, fomos direito à zona de Belém, onde se estacionou num parque automóvel aberto a autocaravanas, situado em lugar sossegado, junto à estação de cacilheiros de Belém.

A zona ribeirinha de Belém está muito ligada à época dos Descobrimentos, pois era dali que as naus partiam à aventura por mares nunca antes navegados. Hoje, é uma área espaçosa, com amplos jardins, como o belo e pouco visitado Jardim do Ultramar (o meu preferido e que me faz sempre relembrar a minha infância ultramarina) e os imponentes monumentos manuelinos, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, e ainda o Padrão dos Descobrimentos, o Planetário, o Palácio da Belém (a residência oficial da presidência portuguesa), além do Centro Cultural de Belém, e claro a Rua Vieira Portuense, onde nos seus restaurantes se podem apreciar as muitas iguarias gastronómicas típicas.


Naqueles dias ali passados queríamos revisitar todos esses monumentos ligados aos descobrimentos, bem como alguns museus da zona, há longo tempo visitados e já um pouco esquecidos, observar as novidades e a animação cultural presentes no CCB – Centro Cultural de Belém, além de passear pelos belos e extensos jardins da zona, caminhar à beira-rio ou simplesmente admirar o rio e usufruir da beleza das suas margens, de preferência degustando um delicioso pastel de Belém acabadinho de fazer, uma inconfundível iguaria ali fabricada desde 1837.
Ali os dias passaram rápidos, porque quando há muito que ver, o tempo parece voar. As manhãs como é do nosso gosto, foram relaxadas, a ver beijar o rio e a olhar os destinos rotineiros e com hora marcada dos cacilheiros. Ali ao lado num pequeno bar, eram tomados bons pequenos-almoços e almoços leves e tudo o que poderia escassear na autocaravana.

No dia seguinte ao da chegada, a tarde foi iniciada com uma visita ao emblemático Museu dos Nacional dos Coches. O Museu Coches conserva e expõe no ambiente requintado do antigo Picadeiro Real uma excecional coleção de viaturas reais do séc. XVII aos finais do séc. XIX.

Considerada a mais notável coleção do mundo do seu género, permite ao visitante compreender não só a evolução técnica dos transportes de tração animal como acompanhar as mudanças de gosto manifestadas nas artes decorativas tão bem expressas na ornamentação das viaturas. É também um dos museus mais visitados de Portugal e o mais visitado da cidade de Lisboa.
 Fonte: http://www.visitlisboa.com/ http://www.museudoscoches.pt/ (ver visita virtual)

Nenhum comentário: