O Coro-Alto
era um espaço muito importante para as orações dos monges. Era o local
onde era realizada a oração comunitária também chamada “Ofício Divino”, o mais significativo dos deveres religiosos. Essa
oração repartia-se por sete momentos ou seja por sete horas – As Horas Canónicas – ao longo do dia.
Assim, sete vezes por dia, os monges entravam no Coro-Alto para rezar, recitando ou cantando o “Ofício Divino”. Faziam-no então no Cadeiral (fila de
cadeiras de madeira, ligadas umas às outras e fixas aos dois lados das paredes
de um Coro). Na primeira parte dessa longa oração, os monges podiam estar
sentados nas cadeiras do Cadeiral;
na segunda, tinham de rezar de pé. Neste caso, era-lhes permitido apoiar-se nas
misericórdias ou seja, numa pequena peça saliente colocada por baixo do
assento de cada uma das cadeiras do Coro. Isso permitia então ao monge
apoiar-se, aliviando, por momentos, o peso que exercia sobre os seus pés.
Este Cadeiral foi desenhado pelo arquiteto Diogo de Torralva e executado, em 1550,
pelo mestre Diogo de Çarça. Esta
obra merece ser admirada na sua globalidade mas especialmente nos pormenores de
escultura que apresenta. Existem aqui duas séries de cadeiras. Cada uma possui um assento levadiço no qual se encontra a “misericórdia” decorada com
vasos, cabeças de jovens, guerreiros e animais fantásticos. As cadeiras são todas
diferentes tendo cada uma a sua própria decoração.
Umas apresentam temas profanos,
ou seja, que nada têm a ver com assuntos
sagrados: paisagens, homens, etc.; outras, têm uma decoração de
inspiração religiosa com imagens de santos.
As pinturas colocadas na parede à volta do cadeiral são do séc. XVIII e representam alguns apóstolos e outros santos, como por exemplo São Jerónimo e Santo Agostinho.
Antes de se sair do Coro-Alto, observa-se a imagem do Cristo Crucificado. É uma
imagem feita em madeira, obra atribuída ao escultor flamengo Philippe de Vries. Foi oferecido pelo Infante D. Luís (filho do rei D. Manuel) ao Mosteiro, em 1551.
Sai-se do Coro-Alto e percorrem-se os corredores do piso superior do Claustro. Dos varandins podem observar-se as gárgulas (pequenas esculturas salientes que serviam na sua maioria, para escoar a água da chuva). Estas representam figuras de animais. As que têm um sulco são as originais (séc. XVI) e as que não têm, são apenas decorativas e foram acrescentadas no séc. XIX.
À volta da varanda deste piso, podemos
observar várias esculturas em nichos. Representam o rei D. Manuel I de chapéu, a apontar para cima, rodeado de virtudes com
forma humana, santos e vários profetas da Bíblia.
Fonte:
http://www.strawberryworld-lisbon.com/ http://www.mosteirojeronimos.pt / http://www.e-cultura.pt/WebPatriPatrimonio.aspx?IDPatrimonio=2489&print=1
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