Colares - 2º Dia - Parte II

Mesmo acordando cedo é fácil passar-se toda a manhã no Cabo da Roca, namorando as visões magníficas proporcionadas pelo imenso Atlântico que ali se encontra com as altas arribas verticais do seu promontório, que se elevam a mais de uma centena de metros acima do nível do mar. No entanto neste belo Cabo não é só do mar que provêm as paisagens mais belas, bastando olhar o Farol da Roca, ou as arribas que formam a Praia da Adraga, bem como os outros vales fluviais cavados nos calcários existentes nas suas imediações, que formam também belas falésias atlânticas.
Após o almoço segue-se em direção a Sintra. Neste percurso que nos leva por planaltos de largas vistas, descendo e subindo num percurso onde contrastam as velhas aldeias do litoral com as novas mansões, símbolos de novos poderes bem distantes da conquista dos mares. A ruralidade e a urbanidade, o mar e a terra num percurso desafiante, tanto a nível físico, como ao nível das emoções, onde se descobrem imagens de pleno fascínio natural.


De Sintra seguimos em direção a Colares, por uma estrada muito pitoresca e cheia de curvinhas, ladeada por um frondoso arvoredo, bonito de se ver num início de tarde, quando a luz dá um tom quente à folhagem, que nos filtra a o sol para nos dar amáveis sombras e recantos admiráveis.
Acompanhando esta estrada existe uma antiga linha de caminho-de-ferro (dos antigos elétricos), que está a ser reabilitada para fins turísticos, e que outrora levava os veraneantes e os habitantes de Sintra à Praia das Maçãs.


Chegados a Colares, percorre-se a estrada em direção às praias e logo nos aparece a antiga, mas bem conservada fachada da Adega Cooperativa de Colares, que foi fundada em 1931, sendo por isso a cooperativa mais antiga do país, e uma das mais antigas regiões demarcadas de Portugal.
Limitada a oeste pelo Oceano Atlântico e a sul pela Serra de Sintra, a Região Demarcada de Colares compreende as freguesias de Colares, São João das Lampas e São Martinho, do concelho de Sintra. Colares é Denominação de Origem Controlada desde 1908, a Região Demarcada mais ocidental da Europa Continental e a mais pequena região produtora de vinhos tranquilos do país.


Na Adega a prova de vinhos é fundamental e destacamos da ampla gama de vinhos as nossas escolhas nos clássicos, o Ramisco e Malvasia (DOP Colares), nos modernos, o Chão Rijo (Regional Lisboa), importando ainda provar os versáteis Saloio e Serra da Lua (de Mesa).

Perto da costa atlântica e fazendo barreira aos ventos marítimos, a Serra de Sintra encerra um microclima que confere propriedades naturais únicas, para a produção dos famosos vinhos tintos de Colares. Cultivados numa das encostas mais bonitas desta verde Serra - classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural da Humanidade – estes vinhos já foram considerados os melhores do país e são hoje protegidos a todo o custo.


As características únicas dos vinhos de Colares devem-se às castas, solo e clima temperado e húmido no verão e, ainda, ao facto de 80% da vinha estar instalada em chão de areia, estendendo-se praticamente até às praias.
Foi a especificidade das vinhas típicas de Colares, instaladas sobre “chão de areia” de duna do litoral, que fizeram com que a região fosse a única a escapar à praga de filoxera que assolou a vinicultura europeia, em finais do séc. XIX. Aquilo que para a generalidade dos produtores representou uma catástrofe foi para Colares a oportunidade de crescimento. A cultura da vinha em “chão de areia” é trabalhosa e dispendiosa, sendo a produtividade menor devido sobretudo à pobreza dos solos e aos gastos tidos com abrigos para combater os efeitos de uma localização à beira-mar.

O tinto de Colares apresenta uma cor rubi e, com o envelhecimento, ganha um aveludado e bouquet excecionais. O vinho de Colares só atinge a sua máxima qualidade passados vários anos, embora o estágio mínimo seja de 18 meses. Dado este longo estágio a que o vinho é obrigado, a comercialização é muito limitada, sendo a região de Colares uma espécie de “santuário” para os conhecedores.
Fonte: http://www.fidalguia.pt/ http://www.sal.pt/ http://www.infovini.com/ http://www.chefesdecozinha.com/

Nenhum comentário: