Sintra - 2º Dia (Parte VI)- Visita ao Palácio da Pena - Parte III

Outras salas e dependências com interesse no Palácio da Pena:

Sala Indiana - Com valiosas obras de arte, como o lustre em cristal da Boémia e o baixo-relevo "Cólera Morbus", da autoria de Vítor Bastos.
Sala Árabe – Integralmente pintada a “trompe-l’oeil” por Paolo Pizzi, a sua arcaria árabe sugere novos planos e novas perspetivas ao aposento, dando-lhe uma dimensão quase irreal. Aqui abundam, por todo o espaço, as caxemiras, as almofadas, as cadeiras indianas e as consolas de ébano, a par dos pratos Companhia das Índias, das lamparinas de mesquita e do lustre francês atribuído a Meissen. Na sala ao lado expõem-se as pinturas em pratos de faiança e porcelana de D. Carlos, o rei-artista.
Claustro Manuelino – Este é ainda o claustro original do antigo Convento de Nossa Senhora da Pena, do séc. XVI. Está decorado com azulejos hispano-árabes (c.1520) e tem ao centro uma concha pétrea gigante. Desta, assente e sustentada por quatro tartarugas, emana um feto arbóreo, sugerindo-nos a interpretação romântica da vida vegetal a brotar do mundo marinho.

Retábulo da Capela – Na Capela, parte original do antigo Mosteiro dos frades Jerônimos pode ser visto um retábulo, proveniente do antigo mosteiro, em alabastro e mármore, que foi esculpido por Nicolau Chanterène. Em cada um dos nichos está representada uma cena da vida de Cristo.
Terraço da Rainha - De onde se pode observar melhor a arquitetura do Palácio e o Relógio de Sol com um canhão que outrora disparava ao meio-dia.

Aposentos do Rei D. Manuel II - onde se identifica o grande baixo-relevo em madeira de carvalho quinhentista, de autor desconhecido, ilustrando a Tomada de Arzila, adquirido por D. Fernando de em Roma.
Sala dos Veados - Ampla e cilíndrica, com uma larga coluna como eixo, atualmente utilizada para exposições.

Cozinha – Podemos ver os utensílios de cobre sobre o fogão de ferro. O serviço de jantar ostenta o brasão de D. Fernando II de Saxe-Coburgo-Gotha.

Fonte: http://www.guiadacidade.pt/ Wikipédia.org / http://atracoessintra.no.sapo.pt/

Nenhum comentário: